Justiça determina município de Goiás a criar cargo público de Procurador Jurídico

A decisão da juíza Erika Gomes acolheu parcialmente os pedidos formulados pelo Ministério Público, que determinou a Prefeitura e a Câmara de Minaçu de Goiás a apresentarem o projeto de Lei de criação do cargo de Procurador Jurídico municipal no prazo de um ano, bem como inserir a previsão orçamentária suficiente para remuneração e estruturação do cargo na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Deverá ser realizado concurso público para tal contratação conforme as necessidades identificadas, observando o prazo de um ano entre a data de aprovação do projeto de Lei e a inserção das despesas previstas, sob pena de R$ 5 mil reais por dia aos chefes dos Poderes Executo e Legislativo.

Os Promotores de Justiça Rodrigo Correa Batista e Daniel Pessoa propôs a ação no ano de 2014, durante a gestão do Prefeito Maurides Nascimento e ex-Presidente da Câmara Rose-Mary Batista. Sustentaram que a contratação temporária de advogados para prestação de serviços jurídicos pelos municípios e câmaras constituem ofensa a Constituição Federal, uma vez que esse serviço não ocorre de maneira excepcional na Administração Pública ou configura vínculo de confiança a admitir livre nomeação.

Em análise aos argumentos apresentado pelo Ministério Público, restou comprovado que em razão da essencialidade desses serviços jurídicos, a contratação deve ser realizada através de concurso público e não por meio de licitação como vem ocorrendo.

Fonte: MP-GO

Compartilhe este artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe o que deseja encontrar

Pesquisar
Se preferir, fale com nossa equipe de especialistas:

Siga-nos nas Redes Sociais

Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade. Por isso, convidamos você a conhecê-la: Política de Privacidade

Atenção ao funcionamento do nosso Escritório!

Em decorrência da declaração de Pandemia pela OMS por causa do Coronavírus (Covid-19) informamos que nossos serviços estarão funcionando da seguinte forma por tempo INDETERMINADO:

Nossos serviços estarão funcionando normalmente através do trabalho a distância (Home Office), e nossa equipe esta preparada e organizada para melhor atendê-lo.

Não estaremos realizando atendimentos presenciais e nosso contato de telefone fixo não estará disponível.

Nossos atendimento serão apenas por meios online como WhatsApp, Skype, Vídeo chamadas e ligações somente para número de celular.

LIGAÇÕES por telefone somente para este número: (62) 99193-0358 das 10:00 as 18:00.
WHATSAPP somente através deste número: (62) 9 9338-0824. (Obs.: este último número funcionará apenas através do WhatsApp, sem ligações).
E-MAIL somente através do contato@agnaldobastos.adv.br

O escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada em concursos públicos e servidores públicos estamos nos adaptando a essas novas formas de contato visando a segurança e saúde de todos os seus amigos, parceiros e clientes.

Pesquisar no Site

Digite no campo abaixo o assunto que deseja buscar no site.

Olá!

Você deseja entrar em contato agora com nosso escritório e ser atendido?

ou continue sua visita no site.