O governador Marconi Perillo confirmou, por meio de entrevista a rádio CBN e ao jornal O Popular, a abertura de novo concurso público para a PMGO muito em breve.
De acordo com informações preliminares, o documento de abertura será divulgado em setembro. A previsão foi confirmada pela Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), que dará início agora, o processo de licitação para contratar a empresa que realizará o certame. Após assinatura do contrato, o edital de concurso da PMGO será publicado.
E para que o certame possa sair, conforme já foi noticiado aqui no blog, a corporação instituiu a comissão que responsável pelos tramites burocráticos, como definição da organizadora, prazo de inscrições, provas, entre outros detalhes do certame.
O grupo de trabalho é formado pelo coronel Silvio Vasconcelos Nunes, o tenente coronel Walter Caetano e o tenente coronel Clives Pereira Sanches. De acordo com a Portaria nº 0747/2017/SSP, serão oferecidas 2.000 vagas, sendo 1.920 para o cargo de Soldado QPPM 3ª Classe e 80 para Cadete PM.
No mês de maio, o governador realizou uma reunião com os secretários das áreas de Segurança Pública, Casa Civil, Segplan e Secretaria da Fazenda e disse que, após avaliação da situação fiscal, financeira e social que passa Goiás e ainda atendendo solicitação da base aliada, resolveu autorizar abertura de novo concurso público para admissão de 2 mil vagas na Polícia Militar, incluindo autorização da PEC dos Gastos, conforme o mesmo noticiou pelo twitter.
O chefe do governo ainda lembrou que está em andamento processo de convocação de 3,5 mil novos agentes de segurança. Desse total, 2,5 mil novos PMs já serão admitidos ao longo deste mês.
A expectativa é que o edital seja divulgado ainda este ano. Após a divulgação do edital, o prazo de inscrições será conhecido. O último concurso foi organizado pela FUNRIO e contou com taxa de inscrição de R$110,00 para Soldado.
Realizado em 2016, o último concurso da Polícia Militar/GO foi divulgado com 2.500 vagas para Soldados e Cadetes. Foram 41.829 inscritos. De acordo com a relação final divulgada, foram 26.961 inscritos para Soldado Masculino para 2.178 vagas (média de 12 candidatos/vaga), enquanto o Feminino registrou 7.876 inscrições para 242 vagas (média de aproximadamente 32 por vaga). Já para Cadete Masculino foram registrados 4.952 inscritos para 72 vagas, o que totalizou 68 candidatos/vaga. Por fim, Cadetes Feminino teve 2.040 candidatas para 08 vagas, totalizando 255 candidatas/vaga, a maior concorrência do concurso PM GO.
Igor Reis – Assessor de Imprensa e Marketing Jurídico do Escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada
Fonte: G1