Tudo sobre como estudar sozinho para concurso público

Tudo sobre como estudar sozinho para concurso público

Além de muita dedicação, estudar sozinho para concurso exige ainda mais concentração, disciplina e autoconhecimento. Veja agora outras dicas valiosas!

Essa dedicação extra acontece, pois é comum os concurseiros colocarem muitas barreiras, até porque estão acostumados com aulas presenciais em que os professores dão a direção para os estudos.

No caso do ensino tradicional, você precisa fixar o conteúdo falado em sala de aula e, ainda, alguns conteúdos complementares. Depois, faz as provas com base na matéria abordada pelo professor.

Estudar sozinho para concurso público

Agora, quando você vai estudar sozinho para concurso público, a rotina é um pouco diferente. Porque é você que precisa planejar tudo, encontrar os materiais e cursos online, além de fazer testes com a forma em que mais se adapta.

No início, pode parecer impossível e até meio tumultuado, afinal, você ainda não tem a rotina e nem o hábito de estudar sozinho. Mas é apenas com a prática e persistência que você vai se acostumar.

Vamos analisar agora alguns detalhes importantes sobre como estudar sozinho para concurso público, analisando aspectos pessoais e outros mais técnicos. Acompanhe!

Qual é a sua verdadeira motivação para fazer um concurso público?

Quando falamos de objetivos de curto, médio e longo prazo, eles também são aplicados aos estudos para concursos públicos. É aqui que você vai planejar o seu futuro.

Algumas questões importantes, além dos objetivos e da sua motivação, é pensar nos momentos difíceis, limitações e medos que você está disposto a enfrentar até conseguir a sua aprovação.

E isso deve ser feito antes de você ler o edital do concurso e, até mesmo, de fazer qualquer plano de estudos. Veja algumas perguntas importantes para se fazer:

  • Uma das minhas principais metas de vida é essa aprovação?
  • Após a aprovação, onde quero chegar?
  • Consigo me ver feliz atuando naquele órgão ou empresa pública?
  • As atividades do cotidiano daquele cargo realmente são aquelas que desejo praticar?
  • Excluindo a estabilidade financeira e do cargo, por que devo escolher a carreira pública e não a privada?
  • Esse cargo realmente foi escolhido por mim ou é o desejo de pessoas próximas e familiares?
  • O que posso fazer e quem posso procurar quando as dificuldades aparecerem no trajeto até a minha aprovação?

É importante que você utilize essas perguntas como ponto de partida para a sua reflexão e autoconhecimento, assim, você está à frente de muitos candidatos.

Conhecer seus objetivos e motivações pode lhe ajudar a não procrastinar, ou seja, não deixar para depois algum estudo ou exercício. Além de saber o porquê você está estudando arduamente por vários dias e horas.

Mas confesso que não será fácil fazer essa autoanálise, inclusive, isso pode causar uma breve crise existencial em você. Mas fique tranquilo, reflita e siga em frente.

Faça dos estudos uma atividade cotidiana

Após entender as suas motivações, vamos começar a colocar os estudos em prática. Para isso, é essencial que você crie o hábito e, assim, os estudos se tornem uma atividade cotidiana.

Igual a outros hábitos que você tem, como tomar banho, é essencial que você pratique o hábito de estudar na maioria dos dias da semana. Com o tempo, você não vai se ver sem os estudos.

Mesmo que em algum dia você pense “não tenho tempo”, tente assistir um vídeo ou ouvir um podcast sobre o que precisa aprender. Nesse caso, recomendo que tenha um bloco de notas, até mesmo no celular, para fazer anotações importantes.

Depois, reveja essas anotações e, se necessário, inclua na sua agenda de estudos. Com o tempo, esse processo de estudar será normalizado e se tornará uma atividade cotidiana.

Inclusive, esse hábito de aprender assuntos novos vai lhe ajudar a perceber quais os melhores métodos para você melhorar o aprendizado.

Isso porque algumas pessoas acham melhor fazer sínteses de tópicos estruturados; outros concurseiros já são mais visuais e entendem melhor o conteúdo com vídeos, desenhos, infográficos e mapas mentais.

Faça um cronograma para otimizar o seu tempo

Vencer a procrastinação e ter uma alta produtividade, realmente não é uma tarefa fácil. Mas você pode tomar medidas para contornar essa situação.

Para isso, crie um cronograma de acordo com a sua capacidade de estudos. Aqui é importante ter cuidado, pois sempre pensamos que podemos fazer tudo de uma só vez.

Então, seja bastante realista com os seus horários e encontre os melhores momentos para você estudar, porque cada pessoa tem um ritmo e capacidade de absorver os estudos.

Também, estabeleça metas, prazos e prioridades de acordo com o nível de dificuldade de cada matéria e o peso que ela terá na sua nota, porque tem concursos em que existem notas diferentes para as disciplinas.

Se você verificar que não terá tempo de estudar todas as matérias, recomendo que se concentre naquelas em que terá maior pontuação.

Faça um cronograma em um lugar que seja melhor para você visualizar, seja impresso, em planilha ou até mesmo no Google Agenda. O importante é você saber o que deve ser feito naquele dia.

Você pode personalizar o cronograma da maneira que achar melhor, mas recomendo que inclua ao menos o dia da semana, o horário e a descrição da atividade e matéria que deve estudar.

Estudar sozinho para concurso não significa que você está solitário

Desde cedo, aprendemos que o comum dos estudos é estar em uma sala de aula com amigos e professores. Porém, estudar sozinho para concurso é apenas uma maneira diferente de aprender.

Acabamos de analisar que é importante criar o hábito de estudar e, assim, o tornar uma atividade do cotidiano. Mas você pode fazer isso com a ajuda de outras pessoas que estão na mesma jornada.

Para isso, entre em grupos no WhatsApp, Facebook, Telegram, etc para compartilhar informações e possíveis dificuldades que esteja enfrentando. Assim, é possível conseguir ajuda de pessoas mais experientes.

É nesse sentido que estudar sozinho para concurso não significa que você está solitário. Mesmo à distância, é possível ter essa troca para melhorar o seu cotidiano e os seus estudos.

Organize seu espaço de estudos

A organização do lugar em que você estuda é essencial para ajudar no seu desempenho. Isso porque quando temos um local organizado, ajuda o nosso cérebro a se manter em ordem.

É muito comum que o lugar em que as pessoas estudam sozinhas seja o próprio quarto. Por disso, ver a cama ao lado por ser tentador para ter um descanso.

Mesmo assim, tente separar um canto com uma mesa e deixe ali apenas os materiais e equipamentos de estudos todos organizados. Também é importante ter itens para você se sentir mais confortável.

Entenda o edital e todo o conteúdo das avaliações

O edital do concurso público é um documento que costuma ser extenso porque contém todos os requisitos daquele concurso. Tem muitas partes que apenas replicam as leis, mas também tem regras específicas.

Porém, sendo curto ou tendo 100 páginas, é preciso estar atento aos detalhes do edital, porque ele é a regra de todo o concurso que você irá fazer.

Em relação ao conteúdo programático, é comum que ele fique nos anexos do edital. Mesmo assim, ele é uma parte essencial para ajudar na sua aprovação.

Isso porque é no conteúdo programático que terá todas as matérias que serão cobradas na prova. Tem ainda os detalhes de todos os assuntos que serão abordados por disciplina.

Então, recomendo que você imprima ou salve no Word todo o conteúdo programático. Assim, você consegue visualizar melhor e não se esquecer do que realmente precisa estudar.

Descanse e faça exercícios

Ao estudar sozinho para concurso, é comum que os concurseiros atropelem uma parte essencial nessa jornada: o descanso.

Mas lembre-se que, ao sobrecarregar a cabeça, você estará prejudicando a si mesmo. Isso acontece porque a qualidade dos estudos ficará comprometida.

Com a cabeça cheia é difícil absorver conteúdos, tomar decisões e organizar a mente para os estudos fluírem de maneira mais leve e saudável.

Além disso, a prática de exercícios e esportes pode melhorar bastante o seu desempenho nos estudos. Seja um hobby ou hábito, é bastante recomendado que você se exercite.

Então, não se esqueça que o descanso e a prática de exercícios são partes essenciais dos seus estudos para concursos públicos.

Compartilhe este artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe o que deseja encontrar

Se preferir, fale com nossa equipe de especialistas:

Siga-nos nas Redes Sociais

Seja bem-vindo, ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade, por isso convidamos você a conhecê-la: Política de Privacidade

Atenção ao funcionamento do nosso Escritório!

Em decorrência da declaração de Pandemia pela OMS por causa do Coronavírus (Covid-19) informamos que nossos serviços estarão funcionando da seguinte forma por tempo INDETERMINADO:

Nossos serviços estarão funcionando normalmente através do trabalho a distância (Home Office), e nossa equipe esta preparada e organizada para melhor atendê-lo.

Não estaremos realizando atendimentos presenciais e nosso contato de telefone fixo não estará disponível.

Nossos atendimento serão apenas por meios online como WhatsApp, Skype, Vídeo chamadas e ligações somente para número de celular.

LIGAÇÕES por telefone somente para este número: (62) 99193-0358 das 10:00 as 18:00.
WHATSAPP somente através deste número: (62) 9 9338-0824. (Obs.: este último número funcionará apenas através do WhatsApp, sem ligações).
E-MAIL somente através do contato@agnaldobastos.adv.br

O escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada em concursos públicos e servidores públicos estamos nos adaptando a essas novas formas de contato visando a segurança e saúde de todos os seus amigos, parceiros e clientes.

Pesquisar no Site

Digite no campo abaixo o assunto que deseja buscar no site.

Olá!

Você deseja entrar em contato agora com nosso escritório e já ser atendido?

ou continue sua visita no site.