Logo horizontal site versão final.001

Concurso público ou processo seletivo: qual é o mais indicado?

Concurso público ou processo seletivo: qual é o mais indicado?

Este ano de 2020 tem se mostrado atípico em razão da pandemia, pois interferiu bastante no andamento de concursos que estavam sendo feitos no país.

Ao mesmo tempo, o processo seletivo simplificado começou a despontar, tendo em vista a sua menor formalidade e, ainda, em razão da urgência na contratação temporária pela Administração Pública.

Mesmo que não tivesse o cenário de calamidade pública, os governos precisam de servidores, em especial, para setores de urgência do atual contexto, como em saúde e infraestrutura.

Diferença entre concurso público e processo seletivo

As principais diferenças entre o concurso público e processo seletivo, são: 

  • concurso público

É uma contratação feita por concurso público com várias fases, incluindo avaliação psicotécnica, prova discursiva, oral, etc.

O concurseiro que passar por todas as etapas e ficar dentro do número de vagas, deve ser efetivado e iniciar o estágio probatório.

Se aprovado no estágio (após 3 anos), passa a ter estabilidade e só pode ser demitido em processo administrativo disciplinar.

  • processo seletivo 

A contratação por processo seletivo acontece quando a administração pública tem o objetivo de suprir uma necessidade temporária.

Quando essa necessidade for suprida, ou encerrado o prazo previsto da contratação, deve ser realizado novo processo seletivo ou concurso público para ocupação do cargo.

As vagas são preenchidas por processo seletivo simplificado, que pode incluir provas, mas é comum que aconteça apenas a análise de currículo e títulos.

Resumindo: a grande diferença entre o concurso público e processo seletivo está na duração, porque os concursos públicos visam uma contratação mais perene, com menores chances de dispensa do servidor.

Assim, há maiores chances de ser dispensado quando se ocupa um cargo público em caráter temporário (agente público contratado), em relação àquele que tem maior estabilidade (servidor público efetivo).

https://youtube.com/watch?v=oKTI-_KLGto%3Ffeature%3Doembed

Concurso público ou processo seletivo: qual é o mais indicado?

Para saber qual é o melhor, ou onde investir mais tempo e dedicação, você deve avaliar as suas necessidades atuais e se vale a pena priorizá-las neste momento.

Ou seja, não posso indicar a você qual a melhor opção, pois isso é uma escolha pessoal. Além disso, depende bastante da sua profissão e estágio profissional em que você esteja agora.

Por exemplo: os médicos no início da carreira têm de fazer a residência médica; então, é muito difícil que consigam se dedicar aos estudos para concursos públicos.

Também, nas carreiras da saúde é muito comum que as contratações aconteçam por processo seletivo. Então, quando tem concursos, são muito concorridos e é melhor que você tenha um contrato temporário até ser aprovado para um cargo efetivo.

Agora, em carreiras jurídicas, por exemplo, para juizpromotor, defensor público e carreiras policiais, não existe processo seletivo para contratação temporária, é apenas o concurso público para vagas efetivas.

Então, analise com cuidado sobre o cargo público dos seus sonhos, pois, com certeza, você tem um objetivo maior a ser cumprido!https://www.youtube.com/embed/vALbQigFmuY?feature=oembed

Os processos seletivos são mais fáceis?

Há processos seletivos que exigem apenas uma comprovação de títulos. Então, por não exigir fases mais complexas, esse processo pode ser considerado mais fácil em sua aprovação.

Porém, se o seu objetivo é a aprovação em um concurso público, talvez não seja recomendado fazer o processo seletivo.

Porque só o fato de você se preocupar com essa seleção pode fazer cair o seu rendimento nos estudos do concurso público que almeja.

Afinal, você ainda terá de acompanhar do processo, apresentando documentos e, tendo necessidade, interpor recursos quando o resultado tiver alguma falha ou acontecer um prejuízo a você.

Sem falar da ansiedade envolvida nesse processo que, apesar de mais simples, não deixa de ser menos concorrido que o concurso público.

Esse mesmo erro acontece com quem dá prioridade a concursos de nível técnico em vez de cargos de analista, puramente por achar ser “mais fácil para passar” pelo nível de conhecimento exigido.

Então, você deve fazer a escolha entre processo seletivo ou concurso público com base no seu foco, pois uma aparente facilidade pode custar o seu futuro.

Uma escolha tida como fácil pela maioria pode envolver grandes repercussões no seu futuro e no que você realmente deseja, como reconhecimento, estabilidade financeira e bem-estar.

Se o seu sonho é serjuiz, defensor, promotor, procurador ou delegado, e possui condições para continuar estudando, não tem porque desviar o seu foco agora!

Quando se tem um objetivo maior, o tempo é algo precioso demais para ser desperdiçado.

Não tenho como me bancar! Devo optar pelo processo seletivo mesmo assim?

Nesse caso, entendo que há prioridades mais básicas a serem supridas e, portanto, mais urgentes.

Mesmo assim, antes de optar pelo processo seletivo simplificado por uma questão de necessidade para se manter, tenha em mente  as seguintes condições:

  1. Você conseguirá organizar o seu tempo de modo a continuar estudando para o seu objetivo futuro, enquanto ocupa um cargo temporário?
  2. Você conseguirá não se acomodar com esse cargo temporário e, com isso, continuará os seus estudos visando ao objetivo maior?
  3. Não há outro trabalho temporário, menos complexo e que exija menos tempo/dedicação, que possa desempenhar?
  4. Se tiver formação em Direito, não há possibilidade de realizar atividades da área, enquanto estuda para concursos do seu nível de formação, como assessoria ou estágio de pós-graduação?
  5. O trabalho temporário tem a ver com o futuro cargo que se almeja ocupar, ou é da área de formação que pretende seguir?

Após avaliar as respostas, você deve concluir se vale a pena participar de um processo seletivo simplificado, a fim de suprir necessidades básicas ou mais urgentes.

Afinal, para conseguir estudar com constância e disciplina, você precisa do mínimo para sobreviver, o que resulta em condições ideais como: honrar as suas contas; cuidar da sua alimentação e asseio pessoal; e, se possível, a realização de atividades físicas (em especial, quem precisa fazer o TAF).

Isto porque uma rotina intensa de estudos sem priorizar outras áreas essenciais da vida (e até do concurso) pode se sustentar por algum tempo,  mas não por muito.

Aquela velha máxima de que qualidade é melhor que quantidade vale e muito aqui para se obter aprovação em concursos públicos.

Por isso, não deixe de priorizar outros fatores de sua rotina quando isso te custar o seu objetivo final.

Espero ver você ocupando o cargo público que forneça não só estabilidade, mas a realização dos seus maiores sonhos!https://www.youtube.com/embed/u6FD_AJk8BM?feature=oembed


Descubra novos conteúdos relevantes para você!

Clique aqui para receber conteúdos exclusivos e fique por dentro dos melhores assuntos sobre concursos públicos e direitos dos candidatos.


Agnaldo Bastos, advogado especialista em ajudar candidatos de concursos públicos que sofrem injustiças e, também, servidores públicos perante atos ilegais praticados pela Administração Pública, atuando em Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e em Ações de Ato de Improbidade Administrativa.


Acesse nossas redes sociais: Instagram | YouTube | Facebook

Compartilhe este artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe o que deseja encontrar

Pesquisar
Se preferir, fale com nossa equipe de especialistas:

Siga-nos nas Redes Sociais

Seja bem-vindo, ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade, por isso convidamos você a conhecê-la: Política de Privacidade

Atenção ao funcionamento do nosso Escritório!

Em decorrência da declaração de Pandemia pela OMS por causa do Coronavírus (Covid-19) informamos que nossos serviços estarão funcionando da seguinte forma por tempo INDETERMINADO:

Nossos serviços estarão funcionando normalmente através do trabalho a distância (Home Office), e nossa equipe esta preparada e organizada para melhor atendê-lo.

Não estaremos realizando atendimentos presenciais e nosso contato de telefone fixo não estará disponível.

Nossos atendimento serão apenas por meios online como WhatsApp, Skype, Vídeo chamadas e ligações somente para número de celular.

LIGAÇÕES por telefone somente para este número: (62) 99193-0358 das 10:00 as 18:00.
WHATSAPP somente através deste número: (62) 9 9338-0824. (Obs.: este último número funcionará apenas através do WhatsApp, sem ligações).
E-MAIL somente através do contato@agnaldobastos.adv.br

O escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada em concursos públicos e servidores públicos estamos nos adaptando a essas novas formas de contato visando a segurança e saúde de todos os seus amigos, parceiros e clientes.

Pesquisar no Site

Digite no campo abaixo o assunto que deseja buscar no site.

Olá!

Você deseja entrar em contato agora com nosso escritório e ser atendido?

ou continue sua visita no site.