O concurso público sempre é a melhor opção para quem almeja estabilidade. Portanto, se você fez alguma licenciatura específica esteja atento na abertura de concursos para professores.
A graduação de licenciatura habilita você a lecionar na Educação Infantil, no Ensino Médio e, até mesmo, no Ensino Superior em alguns casos. Obviamente, depois de formado.
Seja para Municípios, Estados, Distrito Federal ou até mesmo para a União, professor é uma das carreiras que mais tem opções de concursos. Justamente por não ser uma área muito restrita como parece.
Não são somente prefeituras e secretarias de educação que possuem esses profissionais no quadro de colaboradores. Então há outros órgãos que precisam de pedagogos em suas equipes de apoio.
Portanto, é preciso se manter atento em relação às nomenclaturas referente ao cargo e suas especificações nos concursos. Apesar de que na maioria das vezes a nomenclatura é bem clara e objetiva.
Contudo, além de se preparar para realização das provas é interessante saber mais sobre as atribuições do cargo. Por exemplo, funções descritas, salários, e rotinas diárias. Além disso, é importante saber sobre a carreira. E é exatamente esse o nosso assunto aqui hoje.
Entenda sobre os Concursos para Professores
É extremamente importante você se atentar ao edital próprio de cada concurso. Não somente para direcionar os seus estudos. Mas para observar com atenção as nomenclaturas, qualificações, requisitos básicos e especificações gerais.
Inclusive, cada exigência presente no edital está diretamente ligada ao exercício do cargo ou função disponível. Afinal, o concurso pode estar contratando um profissional qualificado da área, mas para exercício de uma função distinta.
Enquanto, há muitos concursos para professores municipais que permitem que graduandos em nível superior de licenciatura ministrem aulas antes mesmo de concluir a graduação. Portanto, sempre busque informações no edital para não perder oportunidades.
Outro ponto importante é ter atenção em relação ao direcionamento do seu trabalho e a apresentação dos títulos que possui. Ou seja, atenção na hora da inscrição, quando escolher qual concurso, para onde e quais títulos você tem para apresentar.
Afinal, geralmente os concursos para professores possuem duas etapas. A primeira é a realização normal do exame e posteriormente a avaliação de títulos de cada candidato. Então tudo que mencionar na inscrição terá de ser comprovado no ato da posse.
Alguns concursos têm o objetivo de preencher vagas temporárias de professor. Geralmente, essas vagas resultam em contrato válido por período de um ano, sem o registro na Carteira de Trabalho e recolhimento do FGTS. E os professores contratados recebem apenas as horas trabalhadas no período de seu contrato.
Em contrapartida, os professores efetivos têm um plano de carreira, incluindo gratificações de tempo de serviço e evolução funcional aos salários. Além disso, garantem todos os direitos trabalhistas de um servidor estatutário.
Contudo, o plano de carreira é a meta de muitos profissionais. Por isso, o concurso público é o foco de dedicação de parte dos profissionais da área. Entenda a seguir as vantagens do plano de carreira para professores.
Plano de carreira para professores
O Plano de Carreira se refere às normas que definem, direcionam e regulam as condições, o processo, a progressão funcional e a evolução da remuneração dos servidores em cada categoria. Sua elaboração é prevista por lei.
Normalmente, o plano e as carreiras dependem de cada município ou de cada Estado. Assim, os Estados, Distrito Federal e os Municípios tendem a aprovar lei específica para estabelecer o Plano de Carreira dos profissionais da Educação.
Os planos vão muito além do compromisso da União, dos estados e dos municípios com a remuneração dos profissionais da educação. Por vezes, o plano direciona a vida funcional da categoria, promove a qualidade da educação e atrai bons profissionais para a área.
Alguns planos recompensam professores por sua escolaridade e por tempo de docência. Contudo, a legislação prevê planos de carreiras para a área considerando a progressão funcional baseada na titulação ou habilitação, e na avaliação de desempenho.
Assim, alguns critérios para progressão nos planos são: tipo de admissão ou ingresso; formas de progressão na carreira/progressão; componentes da remuneração; jornada de trabalho; componentes de estímulo à carreira; componentes das condições de trabalho; relação com as entidades de classe.
Desse modo, o plano de carreira para os professores visa te valorizar e incentivar. Além disso, tende a padronizar e direcionar a profissão. Veja algumas vantagens previstas para área, que podem te incentivar ainda mais para os concursos.
Por que prestar Concursos para Professores?
A aprovação em concurso é um dos meios de ingresso para área. Muitos exaltam a desvalorização da profissão, mas veja a seguir algumas vantagens adquiridas em caso de aprovação nos concursos para professores.
A vantagem principal nesse caso é a remuneração. Afinal, de um modo geral, o seu salário nos cargos dos concursos públicos será maior que o do funcionalismo privado. O que já é um incentivo a mais para se dedicar nas provas.
Alguns planos de carreira dos profissionais da educação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios oferecem incentivo para qualificação profissional e licença remunerada.
Além disso, a maioria dos professores desfruta hoje de 2 períodos anuais de férias. A legislação que prevê as regras e benefícios para a carreira da educação básica e de nível médio, por vezes concede aos profissionais destas áreas benefícios exclusivos.
Por exemplo, benefícios como adicional de tempo de serviço, licença prêmio, progressão salarial ao decorrer do tempo na carreira e outros diversos. Sempre conforme a área de atuação.
Por fim, a garantia da aposentadoria integral é uma das vantagens mais atrativas da carreira. Ou seja, a aposentadoria com base na última remuneração do cargo e sem haver um teto salarial definido.
Desse modo, é possível notar a necessidade de empenho diante dos concursos públicos. Assim, mantenha-se atento, bem informado e preparado para os concursos. Não deixe de ler e reler o edital dos concursos para professores.
Não há fórmulas mágicas para alcançar bons resultados. No entanto, ser um profissional ou estudante bem informado pode facilitar muito a sua jornada.