Logo horizontal site versão final.001

Juiz mantém anulação de questões e candidato seguirá em concurso

Juiz mantém anulação de questões e candidato seguirá em concurso Epa! Vimos que você copiou o texto. Sem problemas, desde que cite o link: https://www.migalhas.com.br/quentes/381050/juiz-mantem-anulacao-de-questoes-e-candidato-seguira-em-concurso

Candidato que não foi aprovado em 1ª fase de concurso público da Polícia Civil por irregularidades no gabarito poderá permanecer no certame. A decisão é do juiz de Direito Guilherme Rodrigues de Andrade, titular do JEC de Niterói/RJ, que manteve entendimento baseado em jurisprudência do STF de que é possível a anulação da questão pelo Judiciário quando houver erros grosseiros cometidos pela banca examinadora.

De acordo com os autos, o candidato alcançou 29 pontos na prova de conhecimentos específicos, mas precisava acertar 30 – foi, portanto, reprovado na etapa de prova objetiva. Entretanto, narra o candidato que o fato de não ter alcançado a nota mínima deu-se única e exclusivamente por grave erro da banca examinadora ao elaborar as questões e ao fixar gabarito controverso.

Assim, propôs ação solicitando a anulação de duas questões e a atribuição da pontuação referente a elas.

Inicialmente, o magistrado deferiu em parte a tutela provisória de urgência para declarar a nulidade das questões, bem como para atribuir ao candidato a respectiva pontuação, permitindo que prossiga nas demais etapas do concurso de acordo com as normas do edital. Ainda, reconheceu que houve erro grosseiro no gabarito apontado pela banca examinadora. 

No julgamento de mérito, o juiz citou dois julgados do STF em que foi ratificada a possibilidade de anulação da questão pelo Poder Judiciário quando houver erro grosseiro.

Nesse sentido, confirmou a liminar e julgou parcialmente procedentes os pedidos para declarar a nulidade das questões e a pontuação necessária, permitindo que prossiga nas demais etapas do concurso de acordo com as normas do edital.

O escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada atuou no caso.

Processo: 0029959-39.2022.8.19.0002
Confira aqui a decisão.

Notícia publicada no Portal Migalhas.

Compartilhe este artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe o que deseja encontrar

Pesquisar
Se preferir, fale com nossa equipe de especialistas:

Siga-nos nas Redes Sociais

Seja bem-vindo, ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade, por isso convidamos você a conhecê-la: Política de Privacidade

Atenção ao funcionamento do nosso Escritório!

Em decorrência da declaração de Pandemia pela OMS por causa do Coronavírus (Covid-19) informamos que nossos serviços estarão funcionando da seguinte forma por tempo INDETERMINADO:

Nossos serviços estarão funcionando normalmente através do trabalho a distância (Home Office), e nossa equipe esta preparada e organizada para melhor atendê-lo.

Não estaremos realizando atendimentos presenciais e nosso contato de telefone fixo não estará disponível.

Nossos atendimento serão apenas por meios online como WhatsApp, Skype, Vídeo chamadas e ligações somente para número de celular.

LIGAÇÕES por telefone somente para este número: (62) 99193-0358 das 10:00 as 18:00.
WHATSAPP somente através deste número: (62) 9 9338-0824. (Obs.: este último número funcionará apenas através do WhatsApp, sem ligações).
E-MAIL somente através do contato@agnaldobastos.adv.br

O escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada em concursos públicos e servidores públicos estamos nos adaptando a essas novas formas de contato visando a segurança e saúde de todos os seus amigos, parceiros e clientes.

Pesquisar no Site

Digite no campo abaixo o assunto que deseja buscar no site.

Olá!

Você deseja entrar em contato agora com nosso escritório e ser atendido?

ou continue sua visita no site.