No TJRN, idade para ingresso na PM é alvo de recurso e candidato poderá participar do Concurso Público

                             (Não possuímos direitos autorias sobre esta imagem)

 

O desembargador Amaury Moura Sobrinho, julgou, no dia 29/10/2018, o Mandado de Segurança, afastou a aplicabilidade do inciso III do artigo 12 da Lei 5.142, considerando sua inconstitucionalidade, por restringir a idade para que um policial militar pudesse concorrer ao quadro de Oficiais da Administração da corporação. O referido julgamento determinou, em razão disso, a inscrição do autor do recurso no processo seletivo para preenchimento de vagas, através do Edital nº 001/2017.1. O policial foi classificado como de “comportamento excepcional, com conceito profissional 10, nos termos de declaração dos superiores hierárquico”, mas foi impedido de seguir no certame.

No caso, o certame era destinado ao preenchimento de 43 vagas para o cargo de 2º Tenente da PM do Rio Grande do Norte, organizado pela banca Funcern, mas apesar de preencher todos os demais requisitos legais para a respectiva inscrição, seu pleito foi negado sob a justificativa de violação ao contido no item 2.1.4  do Edital, que limita a idade máxima em 44 anos para os candidatos.

Ressaltou o desembargador: “Ocorre que, conforme entendimento lançado na decisão concessiva da liminar, tal restrição se revela equivocada, já que a limitação de idade para ingresso em carreira pública não pode ser vista de forma genérica, sendo mister que sua imposição ocorra caso a caso, sob pena de violação ao princípio constitucional da isonomia, sendo necessário que haja razoabilidade entre o requisito objetivo de idade e a natureza das funções do cargo a preencher, conclusão, aliás, que encontra compatibilidade com o entendimento firmado na Súmula nº 683, do Supremo Tribunal Federal”.

O dispositivo dispõe que “o limite de idade para a inscrição em concurso público só se legitima em face do artigo 7º, da Constituição, quando possa ser justificado pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido”.

O desembargador destacou que a própria Lei Complementar nº 546/2015, que alterou o Estatuto dos Policiais Militares do Rio Grande do Norte, previu o aumento de idade limite para 56 anos, tratando-se subtenentes, e 55 anos, tratando-se de praças, para a permanência dos militares no serviço ativo, o que evidencia a superação da previsão do edital.

Mandado de Segurança nº 0800385-53.2018.8.20.000

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte

Compartilhe este artigo:

Respostas de 4

    1. Olá, Rita! Obrigado por comentar e interagir aqui no site do escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada! Se você preferir, nos envie sua situação no seguinte link através do whatsapp clicando neste link http://wa.me/55062981854175 Desejamos sucesso para você! Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe o que deseja encontrar

Pesquisar
Se preferir, fale com nossa equipe de especialistas:

Siga-nos nas Redes Sociais

Seja bem-vindo, ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade, por isso convidamos você a conhecê-la: Política de Privacidade

Atenção ao funcionamento do nosso Escritório!

Em decorrência da declaração de Pandemia pela OMS por causa do Coronavírus (Covid-19) informamos que nossos serviços estarão funcionando da seguinte forma por tempo INDETERMINADO:

Nossos serviços estarão funcionando normalmente através do trabalho a distância (Home Office), e nossa equipe esta preparada e organizada para melhor atendê-lo.

Não estaremos realizando atendimentos presenciais e nosso contato de telefone fixo não estará disponível.

Nossos atendimento serão apenas por meios online como WhatsApp, Skype, Vídeo chamadas e ligações somente para número de celular.

LIGAÇÕES por telefone somente para este número: (62) 99193-0358 das 10:00 as 18:00.
WHATSAPP somente através deste número: (62) 9 9338-0824. (Obs.: este último número funcionará apenas através do WhatsApp, sem ligações).
E-MAIL somente através do contato@agnaldobastos.adv.br

O escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada em concursos públicos e servidores públicos estamos nos adaptando a essas novas formas de contato visando a segurança e saúde de todos os seus amigos, parceiros e clientes.

Pesquisar no Site

Digite no campo abaixo o assunto que deseja buscar no site.

Olá!

Você deseja entrar em contato agora com nosso escritório e ser atendido?

ou continue sua visita no site.