Período de curso de formação poderá ser computado por servidor público para efeitos de progressão funcional, decide TRF-1ª Região.

(Não possuímos nenhum Direito Autoral sobre a imagem)

A 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região reconheceu o direito de um Policial Rodoviário Federal de ter incluído o período de participação em curso de formação no cômputo de tempo de serviço para fins de progressão funcional.

O Juízo da 21ª vara da Seção Judiciária do Distrito Federal julgou improcedente o pedido do autor, o Relator, o Magistrado Federal convocado Dr. Ciro José de Andrade Arapiraca, ressaltou que os Policiais Rodoviários Federais, assim como os demais servidores públicos, têm direito ao cômputo do período de duração dos cursos de formação para efeitos de progressão funcional, conforme dispõe artigo 7º da Lei n. 8.627/93.

O Juiz ressaltou, contudo, que a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) é firme no sentido de que “somente há direito à contagem do período do curso de formação para fins de progressão e não de promoção”.

Desta maneira, o Colegiado, acompanhou o voto do relator, declarando que o servidor tem o tempo de serviço relativo a curso de formação computado para fins de progressão funcional, promovendo-se a avaliação de desempenho do autor

Processo nº: 0068984-70.2011.4.01.3400/DF

Fonte: Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Compartilhe este artigo:

Uma resposta

  1. Olá ! o curso com carga horária de 40 h, no qual os servidores foram convocados pela direção para fazer, pode ser computado para progressão? E no caso(surreal ) mais é real, quando a instituição estadual só exclui servidores cargos de nível de qualquer promoção/ progressão como fica?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe o que deseja encontrar

Pesquisar
Se preferir, fale com nossa equipe de especialistas:

Siga-nos nas Redes Sociais

Seja bem-vindo, ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade, por isso convidamos você a conhecê-la: Política de Privacidade

Atenção ao funcionamento do nosso Escritório!

Em decorrência da declaração de Pandemia pela OMS por causa do Coronavírus (Covid-19) informamos que nossos serviços estarão funcionando da seguinte forma por tempo INDETERMINADO:

Nossos serviços estarão funcionando normalmente através do trabalho a distância (Home Office), e nossa equipe esta preparada e organizada para melhor atendê-lo.

Não estaremos realizando atendimentos presenciais e nosso contato de telefone fixo não estará disponível.

Nossos atendimento serão apenas por meios online como WhatsApp, Skype, Vídeo chamadas e ligações somente para número de celular.

LIGAÇÕES por telefone somente para este número: (62) 99193-0358 das 10:00 as 18:00.
WHATSAPP somente através deste número: (62) 9 9338-0824. (Obs.: este último número funcionará apenas através do WhatsApp, sem ligações).
E-MAIL somente através do contato@agnaldobastos.adv.br

O escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada em concursos públicos e servidores públicos estamos nos adaptando a essas novas formas de contato visando a segurança e saúde de todos os seus amigos, parceiros e clientes.

Pesquisar no Site

Digite no campo abaixo o assunto que deseja buscar no site.

Olá!

Você deseja entrar em contato agora com nosso escritório e ser atendido?

ou continue sua visita no site.