Os impactos da reforma trabalhista nos concursos públicos

Esta semana, a Reforma Trabalhista foi aprovada pelo Senado Federal, na terça-feira, dia 11, e se transformou em lei no dia 13, quinta-feira, após o Presidente da República sancionar o projeto legislativo. As mudanças entram em vigor após 4 (quatro) meses, isto é, em novembro de 2017.

 

No entanto, este artigo não pretende expor as principais alterações na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), mas sim instigar quais os reflexos de tais mudanças nos concurso públicos.

 

A aprovação desta reforma gerou muita polêmica. Para alguns, a CLT de 1943 estava muito antiga e inadequada às relações de trabalho da atualidade, portanto, seus dispositivos considerados atrasados e obsoletos deveriam se modernizar. Para outros, a reforma foi interpretada como o retorno à escravidão e prejudicial aos trabalhadores.

 

Não se pretende discutir aqui os méritos acima mencionados. É relevante frisar que após a aprovação da reforma trabalhista, a procura pelos concursos públicos tende a aumentar. Toda mudança gera insegurança e incertezas nas pessoas. Culturalmente a maioria dos brasileiros são resistentes às mudanças. A estabilidade e a segurança são mais atrativas. Por conseguinte, o cargo público acaba sendo um atrativo maior do que a iniciativa privada.

 

Muitos brasileiros sonham com sua aprovação em um concurso público, pois estatisticamente o servidor público recebe mais que o trabalhador de uma empresa privada, além de ter a estabilidade e segurança proporcionada pelo cargo público.

 

A cada ano cresce o quantitativo de candidatos que vem se preparando para aprovação nos concursos públicos. Muito mais agora com a reforma trabalhista que estimulará a busca de um trabalho estável e seguro levando o brasileiro à procura pelas vantagens de ingressar no serviço público.

 

Logo, os estudos e o planejamento que antecede uma aprovação fará parte da realidade da maioria dos brasileiros. Por isso, aquele que se prepara para as provas de um concurso deve se organizar e planejar com excelência, não podendo fazer de qualquer maneira, é importante ter um método. Nesse sentido, organizamos um eBook que te auxiliará nestes primeiros passos.

 

Dr. Agnaldo Bastos, advogado especialista em direito público, atuante em causas envolvendo concursos públicos, agentes públicos e licitações.

Contatos: e-mail agnaldo@agnaldobastos.adv.br e blog: www.concursos.adv.br

Compartilhe este artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe o que deseja encontrar

Pesquisar
Se preferir, fale com nossa equipe de especialistas:

Siga-nos nas Redes Sociais

Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade. Por isso, convidamos você a conhecê-la: Política de Privacidade

Atenção ao funcionamento do nosso Escritório!

Em decorrência da declaração de Pandemia pela OMS por causa do Coronavírus (Covid-19) informamos que nossos serviços estarão funcionando da seguinte forma por tempo INDETERMINADO:

Nossos serviços estarão funcionando normalmente através do trabalho a distância (Home Office), e nossa equipe esta preparada e organizada para melhor atendê-lo.

Não estaremos realizando atendimentos presenciais e nosso contato de telefone fixo não estará disponível.

Nossos atendimento serão apenas por meios online como WhatsApp, Skype, Vídeo chamadas e ligações somente para número de celular.

LIGAÇÕES por telefone somente para este número: (62) 99193-0358 das 10:00 as 18:00.
WHATSAPP somente através deste número: (62) 9 9338-0824. (Obs.: este último número funcionará apenas através do WhatsApp, sem ligações).
E-MAIL somente através do contato@agnaldobastos.adv.br

O escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada em concursos públicos e servidores públicos estamos nos adaptando a essas novas formas de contato visando a segurança e saúde de todos os seus amigos, parceiros e clientes.

Pesquisar no Site

Digite no campo abaixo o assunto que deseja buscar no site.

Olá!

Você deseja entrar em contato agora com nosso escritório e ser atendido?

ou continue sua visita no site.