Logo horizontal site versão final.001

Como render nos estudos para concursos públicos?

Ninguém quer perder a oportunidade de alcançar bons resultados em um concurso. Por esse motivo, venho falar com você sobre como render mais nos estudos para concurso e garantir bons frutos.

Para manter uma rotina de estudos eficiente é necessário foco, planejamento e disciplina. Além disso, adaptação com a rotina habitual. Estudar com organização é essencial para não perder tempo com esse novo desafio.

É comum você achar que não está rendendo nos estudos. Principalmente quando não há um registro do que foi estudado, do tempo dedicado e anotações em geral. Portanto, além de planejar o que será estudado, é preciso registrar o que já foi produzido, entre tantos outros obstáculos.

Afinal, as vantagens do funcionalismo público tem chamado atenção de muitos profissionais. Afinal, muitos querem estabilidade e a oportunidade de construir uma carreira. Assim, a concorrência em concursos públicos aumentou bastante. É preciso se esforçar.

Como iniciar a jornada de estudos para concursos?

Primeiro, é essencial que você já tenha definido para qual concurso está estudando. Os processos de seleção estão cada vez mais específicos e complexos. Portanto, é ideal que você já tenha acesso ao edital do concurso almejado.

No edital do concurso público, você encontrará informações sobre o conteúdo que será exigido na avaliação. Dessa forma, irá identificar onde estão as suas maiores dificuldades. Logo, elas exigirão mais de você.

Além disso, é interessante acessar os editais anteriores do concurso escolhido e separar os assuntos mais recorrentes nas avaliações. Assim, como o edital atual, os anteriores dispõem informações fundamentais sobre a programação.

Inclusive, cita quais são as matérias que deve estudar e quais os pesos de cada uma para a banca examinadora. Dessa forma, já iniciará a jornada direcionada. O que fará você render mais nos estudos para concursos.

Porém, se você ainda não definiu para qual concurso específico que está se preparando, deverá buscar quais as disciplinas comuns na maioria das provas. Assim, começará por elas.

Então, elabore uma rotina de estudos. Ou seja, determine qual a disponibilidade de tempo que você tem para se dedicar. Considerando a sua rotina e as suas obrigações diárias.

A partir dessa análise, estipule qual será o seu horário de estudos. Além disso, considere também qual horário funciona melhor para você. Para então estabelecer uma meta de tempo a ser cumprida diariamente ou semanalmente.

No entanto, é importante não estabelecer metas mirabolantes e exaustivas. Além de evitar frustrações em não cumprir, você também garantirá uma evolução progressiva e constante.

Desse modo, para iniciar a sua jornada de estudos, é preciso inicialmente estabelecer quais são as matérias necessárias para estudar e por quanto tempo irá estudar diariamente.

Além disso, defina um local de estudos. Escolha um local confortável e distante de distrações para dar início a jornada.

Como render mais nos estudos para concurso?

O ideal para começar a jornada de estudos é ter o concurso definido para ter acesso aos itens do conteúdo programático disponibilizado no edital. Assim, você saberá por quais matérias vai começar a jornada. Para então, estabelecer o horário de estudo e o local.

Feito isso, encontre bons materiais direcionados ao concurso escolhido. Por exemplo, provas e questões de concursos anteriores na mesma área são boas opções. E então faça valer as dicas que te darei a seguir.

Metas

Sobretudo é necessário criar metas para registrar a produtividade. Como já disse, crie metas a curto prazo para ter o prazer de cumpri-las diariamente. Porém, também estabeleça metas a longo prazo.

Então, determine tarefas diárias e até mesmo semanais. Por exemplo, estudar determinados tópicos de disciplinas, executar simulados, ler livros específicos ou assistir determinado vídeo aula. Essas metas farão você enxergar seu rendimento.

Contudo, as metas a longo prazo geralmente são datas pré-definidas para concluir o estudo de uma disciplina. Assim como a principal meta estabelecida a longo prazo é concluir todo o conteúdo do concurso e obter a aprovação. Tenha sempre o seu propósito em mente.

Intensidade dos estudos

Faça o estudo se tornar um hábito. E durante o tempo destinado a ele mantenha seu foco 100% na meta diária até cumprir. Evite distrações como telefone celular, redes sociais, tv, outras pessoas, sons e faça anotações para revisar ao final.

Além disso, faça ajustes necessários. Como a jornada intercalada de estudo, na qual você determina um horário sequencial para estudar seguido de um intervalo. Ou faça alteração de horários até identificar o ideal para você. Enfim, para fazer render mais nos estudos para concursos.

Trabalhe seus pontos fracos

Diante do conteúdo programático do concurso, defina quais são as suas maiores deficiências e quais delas possuem maior peso diante da bancada. Então, determine metas mais intensas em relação a elas.

Crie hábitos como ler em voz alta e fazer resumos. Aperfeiçoe o aprendizado através de apostilas específicas, vídeos e pesquisas na internet. Por fim, faça e refaça simulados. Persista para alcançar bons rendimentos.

Descanse

Quantidade é diferente de qualidade. Não pense que perder noites de sono te fará render mais nos estudos para concursos.  Além dos intervalos em caso de rotina longa de estudo, é preciso também resguardar seu sono.

Seu cérebro precisa digerir e armazenar as informações do dia. Portanto, o sono é o momento ideal. Além disso, mantenha uma alimentação saudável e beba bastante água. Não sacrifique seu corpo, pois os bons resultados dependem do bom funcionamento dele.

Vença os desafios

É importante você lembrar que não há fórmulas mágicas. Estudar é um processo de dedicação. Não desista diante das dificuldades, pois a persistência é que fará você alcançar o resultado.

Crie sua persistente rotina de estudos, reserve um espaço e horário adequado. Planeje metas, adquira material de qualidade, faça simulados e descanse. Sempre se lembre de onde quer chegar e por que quer chegar, assim não perderá o foco.

Mantenha-se informado. Reveja sempre os critérios previstos no edital. Inclusive se atente ao dia em que a prova objetiva vai ser aplicada. Afinal é o seu prazo final para estudar. Tenha conhecimento sobre local, horário e demais informações.

Por fim, não se preocupe com a concorrência. Preocupe-se em se preparar, se dedicar, buscar conhecimento e suporte. Assim verá como vai render mais nos estudos para concursos. 

Compartilhe este artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe o que deseja encontrar

Pesquisar
Se preferir, fale com nossa equipe de especialistas:

Siga-nos nas Redes Sociais

Seja bem-vindo, ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade, por isso convidamos você a conhecê-la: Política de Privacidade

Atenção ao funcionamento do nosso Escritório!

Em decorrência da declaração de Pandemia pela OMS por causa do Coronavírus (Covid-19) informamos que nossos serviços estarão funcionando da seguinte forma por tempo INDETERMINADO:

Nossos serviços estarão funcionando normalmente através do trabalho a distância (Home Office), e nossa equipe esta preparada e organizada para melhor atendê-lo.

Não estaremos realizando atendimentos presenciais e nosso contato de telefone fixo não estará disponível.

Nossos atendimento serão apenas por meios online como WhatsApp, Skype, Vídeo chamadas e ligações somente para número de celular.

LIGAÇÕES por telefone somente para este número: (62) 99193-0358 das 10:00 as 18:00.
WHATSAPP somente através deste número: (62) 9 9338-0824. (Obs.: este último número funcionará apenas através do WhatsApp, sem ligações).
E-MAIL somente através do contato@agnaldobastos.adv.br

O escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada em concursos públicos e servidores públicos estamos nos adaptando a essas novas formas de contato visando a segurança e saúde de todos os seus amigos, parceiros e clientes.

Pesquisar no Site

Digite no campo abaixo o assunto que deseja buscar no site.

Olá!

Você deseja entrar em contato agora com nosso escritório e ser atendido?

ou continue sua visita no site.