Logo horizontal site versão final.001

Concurso do TRE: como funciona? Dicas valiosas

Os concursos públicos sempre geram muitas expectativas. Principalmente, quando se trata de concurso do TRE. Então, veja a seguir informações valiosas sobre essa área e dicas para se preparar.

Os concursos públicos para o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) despertam o interesse dos concurseiros por todo o país. Portanto, sempre possui alta concorrência.

Isso ocorre tanto por ser uma vantajosa alternativa de carreira pública quanto pela eventualidade dos certames. Ou seja, tais concursos geralmente demoram para abrir. 

A infrequente oportunidade de alcançar um cargo no TRE exige uma preparação considerável de seus candidatos. Desse modo, veja a seguir as principais dicas para você se destacar no concurso. 

Como funciona o concurso do TRE?

Os Tribunais Regionais Eleitorais estão espalhados por todo o Brasil. Eles compõem a justiça eleitoral. Cada estado do Brasil possui uma matriz e unidades inseridas em múltiplas cidades. 

Assim, seu funcionamento impulsiona muitos cargos públicos, preenchidos através de concurso. Porém, como mencionei, os certames para o TRE acontecem raramente.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pretende realizar o próximo concurso de forma unificada. Assim, abrindo um único edital para Justiça Eleitoral, com vagas direcionadas ao TSE e ao TRE. 

Os cargos disponibilizados geralmente são para técnico judiciário no nível médio e analista judiciário no nível superior. A validade do concurso é de 2 anos, com possibilidade de prorrogação.

O regime de contratação é o estatutário. Portanto, a estabilidade aumenta o desejo por um cargo na área. Além disso, os salários são consideravelmente superiores à média.

As vagas ofertadas pelo concurso, geralmente, são destinadas ao nível médio e superior. Os salários entre técnicos e analistas variam entre R$ 8.591,45 e R$ 13.365,38. 

O plano de carreira da área é outro fator de incentivo. Ele proporciona adicional de qualificação para pós-graduações, mestrados, doutorados e cursos livres.

Portanto, quando surge uma oportunidade de concurso para o TRE, o número de candidatos inscritos é grande. Então, veja a seguir dicas para alcançar melhores resultados no certame.

Dicas para concurso do TRE

Como nos demais concursos públicos, o primeiro passo é estar atento ao edital publicado. No edital do concurso constam todas as informações cabíveis para direcionar a sua preparação. 

Contudo, uma dica importante é buscar e acessar editais de antigos concursos da área, enquanto aguarda a publicação do edital do seu concurso almejado. 

Os editais antigos servirão de base para os seus estudos. Logo, você vai adquirir conhecimento sobre as disciplinas que normalmente são exigidas. Assim, direcionando a sua estratégia de preparação.

1. Crie rotina 

Programe uma rotina constante de estudos. Prepare um local adequado e estabeleça horários, sem distrações e interrupções. 

2. Material de estudo

Após acessar o edital e ter conhecimento sobre as disciplinas, adquira material de estudo atualizado. Organize a sequência de matérias que você vai seguir.

É interessante fazer resumos e destacar pontos importantes. Assim, você garante uma revisão de conteúdo mais eficiente. 

3. Peso das disciplinas

É importante estudar para todas as disciplinas citadas no edital. Nenhuma matéria pode ser zerada. Afinal, geralmente, zerar disciplina é critério eliminatório. 

Contudo, é importante verificar quais são as disciplinas de maior peso, e se dedicar dobrado a elas. Algumas disciplinas possuem maior ou menor quantidade de questões.

4. Provas anteriores

Assim como os editais de concursos anteriores, provas de concursos anteriores também são efetivas. Portanto, refaça provas antigas da área durante a sua preparação para aplicar seu conhecimento.

Desse modo, você vai se familiarizar com o método de avaliação. Então, melhorando a sua noção e habilidade de resolução. 

5. Recomponha-se

O descanso é essencial durante a sua preparação. O ideal é reservar um tempo razoável para se recompor. Então, descanse a mente e o corpo. 

Além disso, mantenha uma rotina saudável e equilibrada. A qualidade do seu estudo é mais valiosa que a quantidade. A absorção do conteúdo estudado depende das condições de estudo.

Particularidades do Concurso para TRE 

Cada concurso possui suas especificações. Desse modo, é primordial analisar o edital e as exigências da banca organizadora para se planejar e adequar às particularidades do Concurso do TRE

As vagas abertas são distribuídas entre Ensino Médio completo para Técnicos e Ensino Superior para Analistas. Cada área de atuação exige uma formação e preparação específica, determinada no edital.

As disciplinas básicas exigidas são as mesmas observadas pelo Brasil a fora. De modo geral, são 20 questões de conhecimentos gerais e 40 questões de conhecimentos específicos. 

O peso das questões varia. As questões de conhecimentos específicos possuem maior peso. Além disso, há possibilidade de haver questões discursivas. 

Todas as informações sobre o conteúdo programático ficam dispostas no edital. As disciplinas cobradas no certame, geralmente, são:

  • Língua Portuguesa;
  • Redação;
  • Normas Aplicáveis aos Servidores Federais;
  • Informática;
  • Regimento Interno;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Eleitoral;
  • Administração Pública (Gestão Pública).

A cobrança de informática é obrigatória por uma resolução do TSE. Contudo, o conteúdo programático pode variar de edital para edital. 

Mesmo assim, utilizar editais anteriores como referência é fundamental para adiantar seu processo de preparação. Assim como, buscar fontes e materiais de estudo confiáveis e atualizados. 

Conclusão

O concurso público do TRE não é um certame que ocorre com frequência. Dessa forma, a publicação de edital e a disponibilidade de vagas na área geram grande expectativa.

De modo geral, as vagas não são disponibilizadas em grandes quantidades. No entanto, a validade do concurso pode ser de até 4 anos.

Então, no decorrer da validade do concurso, as nomeações podem ser superiores ao número de vagas abertas inicialmente.

Além disso, como mencionei, o TSE planeja realizar o próximo concurso de forma unificada. Logo, realizar um único concurso para toda Justiça Eleitoral, com vagas direcionadas ao TSE e ao TRE. 

Portanto, se preparar com dedicação e atenção é o melhor caminho para alcançar o resultado desejado. Criar rotina de estudo, buscar editais anteriores, material de apoio adequado e informações atualizadas.

Você precisa focar na sua capacitação e conhecimento. Desde o conhecimento das disciplinas cobradas até as regras que norteiam o processo seletivo. Assim, garantirá maior produtividade.

Compartilhe este artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe o que deseja encontrar

Pesquisar
Se preferir, fale com nossa equipe de especialistas:

Siga-nos nas Redes Sociais

Seja bem-vindo, ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade, por isso convidamos você a conhecê-la: Política de Privacidade

Atenção ao funcionamento do nosso Escritório!

Em decorrência da declaração de Pandemia pela OMS por causa do Coronavírus (Covid-19) informamos que nossos serviços estarão funcionando da seguinte forma por tempo INDETERMINADO:

Nossos serviços estarão funcionando normalmente através do trabalho a distância (Home Office), e nossa equipe esta preparada e organizada para melhor atendê-lo.

Não estaremos realizando atendimentos presenciais e nosso contato de telefone fixo não estará disponível.

Nossos atendimento serão apenas por meios online como WhatsApp, Skype, Vídeo chamadas e ligações somente para número de celular.

LIGAÇÕES por telefone somente para este número: (62) 99193-0358 das 10:00 as 18:00.
WHATSAPP somente através deste número: (62) 9 9338-0824. (Obs.: este último número funcionará apenas através do WhatsApp, sem ligações).
E-MAIL somente através do contato@agnaldobastos.adv.br

O escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada em concursos públicos e servidores públicos estamos nos adaptando a essas novas formas de contato visando a segurança e saúde de todos os seus amigos, parceiros e clientes.

Pesquisar no Site

Digite no campo abaixo o assunto que deseja buscar no site.

Olá!

Você deseja entrar em contato agora com nosso escritório e ser atendido?

ou continue sua visita no site.