Logo horizontal site versão final.001

Concurso para Banco: como funciona? Dicas valiosas

Quando entrar com ação judicial para a anulação de questões do concurso?

Quando o assunto é concurso público, a área bancária é muito almejada. Pensando nisso, hoje venho falar com você sobre concurso para banco. Então, veja a seguir dicas valiosas.

Os concursos bancários sempre atraem um generoso número de candidatos por vaga. Porém, geralmente, a oferta de vagas para essa área também é maior que nas demais.

As vantagens trabalhistas oferecidas pelos bancos potencializam a competitividade observada nos processos seletivos. Logo, a carreira bancária se torna um sonho de muitos estudantes.

Desse modo, o nível de dedicação dos concurseiros aumenta. Por consequência, aumenta a média do resultado geral. Portanto, é importante você entender como funciona e quais as dicas essenciais para alcançar aprovação.

Vantagens do concurso para banco

Como mencionei, os concursos para banco sempre têm um número relevante de candidatos. Por vezes, a área bancária é foco de quem se prepara para concursos.

Isso acontece porque há muitas oportunidades no meio. Os benefícios são atrativos desde o processo seletivo até a possibilidade de carreira, como você verá a seguir.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que o número de vagas ofertadas nos concursos para a área é sempre muito grande. Há vagas para nível médio e superior.

Além disso, os bancos possuem o hábito de convocar mais candidatos aprovados do que prevê o número previsto nos editais. Afinal, a validade dos concursos, habitualmente, é de dois anos.

Desse modo, a expansão das agências bancárias induz a constante nomeação dos candidatos durante toda a validade do concurso concluído. Portanto, o número de vagas ofertadas justifica o alto número de candidatos.

Por outro lado, além da estabilidade profissional, as vantagens referentes à carreira pública chamam a atenção, como a jornada de trabalho da área e o salário disponibilizado por vaga.

A jornada de trabalho na carreira bancária é reduzida em relação às demais áreas. São somente 6 horas diárias de trabalho, totalizando 30 horas semanais.

Outro ponto atrativo é o salário. A média salarial na área bancária é maior que a média geral. Além da remuneração diferenciada, a carreira bancária também oferece benefícios assistenciais.

Lembrando que a maioria das vagas é direcionada aos candidatos que possuem nível médio de escolaridade. Portanto, é uma excelente opção de carreira para quem ainda não possui curso superior.

No entanto, como você já sabe, apesar do vantajoso número de vagas ofertadas, o concurso para banco é sempre muito disputado. Então, veja a seguir como se sobressair através de dicas.

Dicas sobre o concurso bancário

Antes de mais nada, é fundamental ler com muita atenção o edital de abertura. Todas as informações que você precisa estão dispostas no edital. Então, examine-o com cautela.

O conteúdo programático te dará direcionamento. Portanto, analise item por item para se planejar e se enquadras nas exigências da banca organizadora.

Através do conhecimento sobre o conteúdo programático, você saberá quais matérias deve estudar rigorosamente. Observando o peso e o quantitativo de cada disciplina que será cobrada.

No entanto, você não pode menosprezar nenhuma disciplina, pois se você zerar alguma, estará consequentemente eliminado. Então, se empenhe nos Conhecimentos Bancários, mas sem se esquecer das demais questões.

Desse modo, busque material didático atualizado e confiável conforme as disciplinas exigidas. Geralmente, nas provas de concurso para banco podem ser cobradas disciplinas como:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico e Matemática;
  • Matemática Financeira;
  • Noções de informática;
  • Atualidades do Mercado Financeiro;
  • Inglês;
  • Conhecimentos Bancários, como legislação específica, vendas e negociação.

Porém, a cobrança das disciplinas varia conforme a vaga almejada. Cada cargo possui suas especificações. Então, acessar o edital é fundamental para orientar seus estudos.

Dicas de estudos para concurso de bancos

Após analisar o seu conteúdo programático e adquirir o material necessário para os estudos, crie uma rotina. Não foque na concorrência, foque na sua preparação.

1. Rotina

Mantenha uma rotina diária e constante de estudos. Reserve um local adequado e defina um período do dia para se dedicar, sem distrações e interrupções.

2. Conteúdo

Como mencionei anteriormente, busque material de estudo atualizado. Organize uma sequência de estudos que você vai seguir. Intercale as disciplinas que serão estudadas.

Faça resumos, crie destaques e observações para revisar posteriormente. Assim, você ganha tempo revendo somente o conteúdo principal.

3. Peso das disciplinas

Estude todas as disciplinas que constam no edital. Além da nota máxima, o objetivo é não zerar nenhuma matéria. Afinal, zerar alguma disciplina é fator eliminatório.

No entanto, se dedique dobrado para as disciplinas que possuem maior peso ou maior quantidade de questões, de acordo com as informações do edital.

4. Provas anteriores

Outra dica importante, é resolver questões de provas anteriores.  Além de estudar e revisar, é fundamental aplicar. Então, busque provas de concursos anteriores para testar seu conhecimento.

As questões de avaliações anteriores te deixarão familiarizado com a forma de cobrança da banca. Suas falhas poderão ser revisadas para melhoria. Logo, a sua noção de resolução da prova aumentará.

5. Descanse

Esse é um ponto essencial. Descansar faz parte da sua preparação. Desse modo, reserve um tempo básico para cuidar de si, para descansar a mente e o corpo.

Uma rotina saudável e equilibrada aumenta suas chances de aprovação no concurso para banco. Afinal, descansado, você irá absorver melhor o conteúdo estudado. Faça o possível para descansar.

Conclusão

Os concursos para banco são oportunidades únicas e valiosas para alcançar uma carreira promissora e estável. Sempre com numerosas vagas disponíveis, de nível médio a superior.

Contudo, para alcançar resultado satisfatório na prova e usufruir de uma jornada de trabalho reduzida e excelente média salarial, você precisa se empenhar na preparação.

A dica principal é ler atentamente o edital. Assim, você terá todas as informações necessárias sobre o processo seletivo. A sua preparação para o concurso será mais assertiva.

Então, busque material de estudo adequado, reserve tempo diário para estudar e não se esqueça de descansar. O equilíbrio entre dedicação e pausa é primordial.

O resultado será fruto do seu empenho. Além disso, conhecer seus direitos também faz parte da preparação. O conhecimento será seu aliado em busca dessa carreira profissional tão almejada.

Compartilhe este artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe o que deseja encontrar

Pesquisar
Se preferir, fale com nossa equipe de especialistas:

Siga-nos nas Redes Sociais

Seja bem-vindo, ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade, por isso convidamos você a conhecê-la: Política de Privacidade

Atenção ao funcionamento do nosso Escritório!

Em decorrência da declaração de Pandemia pela OMS por causa do Coronavírus (Covid-19) informamos que nossos serviços estarão funcionando da seguinte forma por tempo INDETERMINADO:

Nossos serviços estarão funcionando normalmente através do trabalho a distância (Home Office), e nossa equipe esta preparada e organizada para melhor atendê-lo.

Não estaremos realizando atendimentos presenciais e nosso contato de telefone fixo não estará disponível.

Nossos atendimento serão apenas por meios online como WhatsApp, Skype, Vídeo chamadas e ligações somente para número de celular.

LIGAÇÕES por telefone somente para este número: (62) 99193-0358 das 10:00 as 18:00.
WHATSAPP somente através deste número: (62) 9 9338-0824. (Obs.: este último número funcionará apenas através do WhatsApp, sem ligações).
E-MAIL somente através do contato@agnaldobastos.adv.br

O escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada em concursos públicos e servidores públicos estamos nos adaptando a essas novas formas de contato visando a segurança e saúde de todos os seus amigos, parceiros e clientes.

Pesquisar no Site

Digite no campo abaixo o assunto que deseja buscar no site.

Olá!

Você deseja entrar em contato agora com nosso escritório e ser atendido?

ou continue sua visita no site.