Logo horizontal site versão final.001

Como funciona o exame psicotécnico em concursos?

Teste Psicotécnico

Você sabe como funciona o exame psicotécnico em concursos públicos? Esta etapa está presente em quais certames? Trata-se de uma fase eliminatória ou classificatória? Como se preparar para executá-la? O que fazer se o candidato for eliminado nesta fase?

Se você for um concurseiro de primeira viagem, ao olhar o edital e se deparar com estas duas palavras: exame psicotécnico, é provável que surjam algumas dúvidas como as citadas acima, mas não se preocupe, pois vamos esclarecê-las aqui para você.

O que é o teste psicotécnico em concursos?

O teste psicotécnico em concursos públicos, também conhecido como avaliação psicológica, tem como objetivo examinar as condições mentais dos candidatos para exercer as funções do cargo concorrido.

Ele serve para identificar as características psicológicas que revelam traços de personalidade que podem (ou não) influenciar no desempenho do profissional, sendo assim, não é voltado para medir a inteligência do candidato.

A verificação ajuda a evitar a nomeação e posse de pessoas que, por ventura, apresentem anomalias psíquicas e que podem vir a prejudicar, de alguma forma, os órgãos públicos.

Esta etapa está presente em todos os certames? Ele é eliminatório?

Assim como a investigação social em concursos, esta fase também é considerada eliminatória, ou seja, por mais que o candidato tenha sido aprovado nas fases anteriores, ele poderá ser excluído do concurso.

Geralmente, os exames psicológicos são aplicados em certames da Polícia, Forças Armadas e Corpo de Bombeiros, podendo ser recorrente em outros concursos também.

Foi reprovado no teste de psicotécnico e agora?

No caso de reprovação, posso entrar com recurso administrativo? Sim, o candidato que não concordar com o resultado do teste psicotécnico em concurso pode, inclusive, contar com o apoio de um especialista na área psíquica, como um psicólogo, para rever as provas e laudos.

Se houver indícios de que houve falhas na análise do teste do candidato, como a falta de fundamentados e critérios para tal avaliação, por exemplo, é possível recorrer a justiça a partir de uma ação judicial.

Dizer apenas que o candidato possui descontrole emocional e não apresentar as devidas características identificadas que podem, de fato, ser prejudiciais ao cargo, não justifica a eliminação do candidato.

O participante do concurso tem o direito de saber o que levou a sua reprovação de forma detalhada, enquanto a banca examinadora tem o dever de demonstrar as razões que tornam as condições psíquicas do candidato incompatíveis com as funções do cargo e que, consequentemente, o impossibilita de ser nomeado ou tomar posse.

Para compreender melhor sobre o assunto, acesse nosso canal e assista ao vídeo sobre Teste Psicotécnico nos Concursos Públicos – Sustentação Oral no TJGO ou clique abaixo.

#Bônus: dicas para os exames psicotécnicos

Para te ajudar na preparação para esta fase, serão apresentadas a seguir 4 dicas que devem ser levadas em consideração antes de realizar o exame psicotécnico. Confira:

#Dica1: Preparação

Sabemos que o objetivo dos exames psicotécnicos é avaliar as condições psicológicas do candidato, por tanto, é fundamental que esse mesmo candidato tenha clareza que a análise ocorre a partir da aplicação de vários testes, como:

  • Teste de personalidade;
  • Teste de raciocínio;
  • Teste de memória;
  • Teste de habilidades específicas.

Cada concurso pode apresentar tipos diferentes de testes e o mais importante é ter o mínimo de conhecimento sobre eles com antecedência para não ficar perdido na hora de realizá-los.

#Dica2: Entenda a dinâmica dos testes e mantenha a calma

Sabemos que independente do teste a ser realizado, manter a calma sempre será uma decisão inteligente. Compreender como os testes serão aplicados possivelmente ajudará a manter a tranquilidade e aumentar a confiança.

É muito mais fácil lidar com algo que já estamos mais familiarizado do que com aqueles desafios que parecem  sobrenaturais, então, a dica é: busque entender a dinâmica dos testes com antecedência e não deixe o nervosismo tomar conta.

#Dica3: Busque referências

Outra dica importante é conversar e tirar dúvidas com pessoas que já passaram pelo exame psicotécnico em outros concursos. Busque saber quais foram os testes aplicados, às principais dificuldades na hora de realizá-los e a dinâmica estabelecida com os aplicadores do exame.

Embora cada concurso e teste possa apresentar particularidade, compreender a versão de outros candidatos pode ajudar na preparação ou até mesmo servir como referência nesta etapa do concurso.  

#Dica4: Fique atento ao que será avaliado

Muitos candidatos, ao se deparar com o exame psicotécnico, possuem dificuldades de compreender o que o teste quer avaliar e como ele avalia. Por isso, se atente a explicação de cada um deles.

No caso de um questionário de perguntas, verifique se está sendo solicitado para assinalar a alternativa correta ou errada ou se é para marcar o que você faria ou na faria na situação apresentada, por exemplo.

E aí, o que achou deste artigo? Caso tenha interesse em continuar recebendo nossos conteúdos relativos ao universo dos concursos públicos, clique AQUI e informe seu nome e Estado para adicionarmos você na nossa lista de transmissão via whatsapp!

 

Compartilhe este artigo:

4 respostas

  1. Muito bom suas explicaçoes sobre o psicotecnico e estou me preparando para fazer o mesmo aqui na bahia salvador do concurso da Guarda Municipal

    1. Olá, Ewandro! Obrigado por comentar e interagir aqui no site do escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada! Que maravilha!! Toda a Equipe do Escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada está torcendo muito por você!! Qualquer suposto problema que o senhor veja a encontrar, nos contacta pelo seguinte link, através do whatsapp clicando neste link http://wa.me/55062981854175 Desejamos sucesso para você! Abraços!

  2. Prezados!
    Por condicionamento, devido aos treinos que realizava em casa nas apotilas, acabei circulando as alternativas de dois exemplos do caderno de avaliação do teste psicotécnico MVR. Não foi em alternativas do teste, mas sim dos exemplos.
    No caderno não estava escrito que era proibido riscar o caderno, porém, a fiscal informou verbalmente na sala.
    Vcs acham que esse fato é passível de recurso em caso de inaptidão?

    1. Olá, Pedro! Obrigado por comentar e participar do nosso canal! Em regra, só poderá haver eliminação do candidato, se houver previsão legal que o defina. Porém, a depender do edital e do rigor da Banca Examinadora, pode ser que você seja eliminado, contudo, é possível recorrer ao Judiciário na tentativa de reverter uma possível eliminação. Nos envie sua situação no seguinte link através do whatsapp clicando neste link http://wa.me/55062981854175 Desejamos sucesso para você! Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe o que deseja encontrar

Pesquisar
Se preferir, fale com nossa equipe de especialistas:

Siga-nos nas Redes Sociais

Seja bem-vindo, ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade, por isso convidamos você a conhecê-la: Política de Privacidade

Atenção ao funcionamento do nosso Escritório!

Em decorrência da declaração de Pandemia pela OMS por causa do Coronavírus (Covid-19) informamos que nossos serviços estarão funcionando da seguinte forma por tempo INDETERMINADO:

Nossos serviços estarão funcionando normalmente através do trabalho a distância (Home Office), e nossa equipe esta preparada e organizada para melhor atendê-lo.

Não estaremos realizando atendimentos presenciais e nosso contato de telefone fixo não estará disponível.

Nossos atendimento serão apenas por meios online como WhatsApp, Skype, Vídeo chamadas e ligações somente para número de celular.

LIGAÇÕES por telefone somente para este número: (62) 99193-0358 das 10:00 as 18:00.
WHATSAPP somente através deste número: (62) 9 9338-0824. (Obs.: este último número funcionará apenas através do WhatsApp, sem ligações).
E-MAIL somente através do contato@agnaldobastos.adv.br

O escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada em concursos públicos e servidores públicos estamos nos adaptando a essas novas formas de contato visando a segurança e saúde de todos os seus amigos, parceiros e clientes.

Pesquisar no Site

Digite no campo abaixo o assunto que deseja buscar no site.

Olá!

Você deseja entrar em contato agora com nosso escritório e ser atendido?

ou continue sua visita no site.