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O que é a transformação digital no setor público?

O que é a transformação digital no setor público

É essencial que você entenda os impactos da transformação digital para o servidor público. Até porque isso pode impactar bastante na sua rotina de trabalho. Entenda agora os detalhes.

No Brasil, de acordo com as informações da Pnad Contínua, até fevereiro de 2021, havia 11,9 milhões de pessoas que se declararam funcionárias do setor público.

No entanto, mesmo com esse número expressivo de trabalhadores públicos, é importante analisar se a maioria está preparada para o futuro.

Afinal, lidar com a tecnologia pode ser algo desafiador, em especial, para quem tem aversão a ela.

Os impactos da transformação digital para o servidor público ficaram ainda mais evidentes depois que estourou a pandemia da Covid-19. 

Aliás, muitos profissionais ainda não estão preparados para essa mudança. Ao longo do texto, vou falar mais sobre o assunto. Continue até o final.

O que é a transformação digital no setor público?

A transformação digital no setor público ocorre, em especial, com a mudança de mindset dos líderes. 

Até porque a tecnologia é a principal fonte de inúmeros recursos dentro de uma gestão. Ao aderir a ela, você dá um passo importante.

O uso das tecnologias deve ser visto como algo que está presente em todos os setores. 

Seja público ou privado, atualmente, é quase impossível não ver as mudanças em vários setores.

Portanto, a transformação digital para o servidor público é a transição de um modelo de trabalho operacional e ineficiente para ambientes integrados e ágeis. 

Ou seja, são interconectados e atribuem mais eficiência para suas funções.

Impactos da transformação digital para o servidor público

Há quem não se familiarize com o ambiente digital. É possível dizer que existem pessoas com aversão a ele. Alguns servidores públicos são assim, especialmente, aqueles com mais experiência na área.

A ideia de serem substituídos por uma máquina é tão fixa na mente que os impede de aprender algo novo, incluindo mexer em um sistema mais fácil e rápido para o seu trabalho. Afinal, a eficiência deve vir somente dele, não de uma máquina.

Por esse motivo, é necessário acabar com esse pensamento no ambiente público.

Isso porque os servidores não serão substituídos, mas a tecnologia está presente para somar ao seu trabalho. 

Suas funções serão realizadas de maneira mais fácil, sem perder horas e horas para achar uma informação ou, ainda, lidar com pilhas de papel.

A transformação digital para o servidor público deve ser vista como algo positivo

O trabalhador deve abraçar essa mudança, andando lado a lado com ela para que o seu dia a dia seja mais prático, com demandas mais funcionais e assertivas.

Mostrar ao funcionário público que o seu trabalho será integrado com os das plataformas, especialmente aqueles mais resistentes, é o certo a se fazer. 

Dessa forma, o desenvolvimento tecnológico governamental será algo menos complicado, eles terão que lidar com processos menos burocráticos e, ainda, com um modelo de trabalho mais integrado.

Principais transformações digitais no setor público

A transformação digital para o servidor público já é realidade. Veja quais os processos já estão operando com essa mudança:

1. Digitalização dos processos internos

O setor público é responsável por um alto volume de serviços. Portanto, gera um grande número de processos que devem ser seguidos à risca, um por um.  

Por isso, o poder público teve de pensar nos seus procedimentos internos, para que os trabalhos fossem mais rápidos e precisos.

Seja por computação em nuvem, comunicação multicanal ou assinaturas digitais, houve uma transformação nos processos internos. 

Os servidores públicos passaram a ter o seu dia a dia mais eficiente.

Porém, aqueles que não são adeptos à mudança tiveram dificuldade para se adaptar ao novo jeito de “arquivar os documentos”.

2. Desburocratização

digitalização dos processos que ocorrem no setor público é para promover melhorias constantes nos processos administrativos. 

Isso permite que os servidores abandonem os processos burocráticos, assumindo uma eficiência operacional, sem ter gastos exorbitantes.

Como as mudanças previstas podem impactar o servidor público?

A transformação digital para o servidor público trouxe vários impactos. Em especial, para desmistificar que o governo é algo lento e burocrático.

Afinal, muitas soluções tecnológicas podem ser adotadas para melhorar diversos setores. Entre eles, a educação, saúde e outros.

Assim, é necessário que o servidor público se familiarize com os ambientes digitais. 

Isso porque o modelo de trabalho interativo, transparente e rápido deve estar presente no dia a dia de um funcionário público. 

Além disso, é importante e necessário investir em um desenvolvimento tecnológico governamental. Mas que garanta uma segurança digital e que os profissionais tenham expertise na área.

Quais as tendências esperadas para o avanço tecnológico no ambiente público?

Existem muitas mudanças que vão impactar a transformação digital para o servidor público. Em principal, para aqueles que ainda têm resistência ao novo. 

Afinal, sair da zona de conforto demanda algumas atitudes como, por exemplo, aprender e fazer algo diferente.

O intuito desse avanço é para desburocratizar todo o sistema para que os próprios trabalhadores tenham mais qualidade ao trabalhar. 

Portanto, ao invés de um trabalho lento, manual e sistemático, eles terão algo mais fluido, dinâmico e intuitivo. 

Um exemplo disso é que muitas operações já poderiam ser realizadas pela população, pelo ambiente digital.

No entanto, existem tendências que podem ser apontadas para a transformação digital para o servidor público. Confira:

  • Transição de uma administração para o usuário e de uma administração pelo usuário;
  • Comunicação aberta com a população e das empresas com o governo;
  • Elaboração de participativas públicas e implementação de serviços com sistemas eletrônicos;
  • Postura proativa de gestão pública para o desenvolvimento econômico e social;
  • Uso da tecnologia para conectar as partes interessadas em criar soluções para o bem comum;
  • Modelo de gestão por meio de dados abertos, ou seja, que é de fácil acesso pela sociedade;
  • Criação de processos digitais;
  • Fim dos processos manuais e analógicos;
  • Maior uso de inteligência artificial e da internet das coisas;
  • Engajamento multicanal com o cidadão;
  • Uso de identidade digital padronizada;
  • Investimento constante em eficiência em TI;
  • Capacitação digital para os servidores públicos, com o objetivo de inovar os processos.

Como você acha que será a transformação digital para o servidor público? Compartilhe a sua ideia aqui nos comentários.

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