Logo horizontal site versão final.001

Concurso PM GO: 2.000 vagas autorizadas.

A divulgação do novo concurso da Polícia Militar do estado de Goiás (PM GO) é aguardada para breve. Os andamentos necessários para a abertura do edital estão tramitando com celeridade nos órgãos responsáveis.

 

Apesar da exigência de nível superior, o concurso da PM GO é um dos mais concorridos do estado. Muitas pessoas buscam esta oportunidade como uma alternativa ao setor privado.

 

Por isso, muitos candidatos já estão se preparando. O tempo de estudos anterior a abertura do edital é muito valioso. Portanto, se ainda não começou a se preparar, invista um material de estudos de qualidade e não perca tempo.

 

Se você pretende pleitear uma vaga, e não sabe por onde começar os estudos, confira abaixo tudo o que precisa saber para se preparar para a seleção pública da Polícia Militar de Goiás.

Concurso PM GO – 2018

A expectativa para abertura do concurso da Polícia Militar de Goiás (PM GO) é cada dia maior. A seleção pública foi autorizada pelo governador do estado, Marconi Perillo, ainda em 2017.

 

A publicação do edital foi prevista inicialmente para outubro do ano passado. Como não aconteceu, tudo indica que finalmente no primeiro semestre de 2018 a espera chegará ao fim.

 

A oferta de vagas é animadora. O edital deverá conter de 2.000 vagas, sendo 1.920 para Soldado QPPM 3ª Classe e 80 para Cadete da PM.

 

O certame já conta com Comissão Especial formada. Os nomes dos membros foram divulgados no Diário Oficial do Estado do dia 29 de junho de 2017, conforme a publicação abaixo:

Outro ponto favorável à publicação do edital é a divulgação da banca organizadora. Apesar de a formalização ainda não ter sido publicada, a Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP) é a escolhida para cuidar da execução do concurso da PM GO.

Concurso PM GO – 2016

A Polícia Militar do estado de Goiás (PM GO) realizou concurso público para o provimento de vagas pela última vez em 2016. Por meio do Edital de abertura – PM/GO N. 005 foram ofertadas vagas para Soldado QPPM 3ª Classe e Cadete PM.

 

Os concorrentes que pleitearam as vagas foram avaliados pelas seguintes etapas:

  • 1ª Fase – Provas de conhecimentos (Objetiva e Discursiva), de caráter eliminatório e classificatório
  • 2ª Fase – Teste de avaliação física, de caráter eliminatório
  • 3ª Fase – Avaliação médica e Avaliação psicológica, de caráter eliminatório
  • 4ª Fase – Avaliação da vida pregressa e investigação social, de caráter eliminatório

 

No ato de inscrição, os candidatos tiveram que escolher entre os Comandos Regionais da Polícia Militar (CPRM) sediados nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Goiás, Luziânia, Itumbiara, Iporá, Rio Verde, Catalão, Uruaçu, Formosa, Porangatu, Posse, Jataí, Goianésia, Ceres e Águas Lindas.

 

Com isso, foram determinadas as cidades onde foram aplicadas as aprovas objetivas e onde realizou-se o Curso de Formação Profissional. Já as vagas para Cadete foram exclusivas para a cidade de Goiânia. Este concurso recebeu 41.829 inscritos, sendo que 34.837 candidatos se inscreveram para os postos de Soldado e 6.992 pleitearam as vagas para Cadete.

 

Requisitos para concurso PM GO

Algumas dúvidas muito frequentes estão relacionadas ao requisitos necessários para ingressar nas carreiras da Polícia Militar de Goiás.

 

Além de aprovação em todas as fases, dentro do número de vagas estabelecidas, para tomar posse nos cargos da PM GO é preciso se enquadrar nos seguintes critérios:

  • nacionalidade brasileira
  • idade mínima de 18 e máxima de 30 até a data de inscrição
  • altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres
  • possuir Carteira Nacional de Habilitação no mínimo categoria “B”
  • estar em dias com as obrigações eleitorais e militares, se candidato do sexo masculino
  • preencher os requisitos de escolaridade mínima

Carreiras e salários PM GO

O edital publicado em 2016 (Edital de Abertura – PM/GO  N. 005) ofertou vagas para ingresso em duas carreiras da Polícia Militar de Goiás. Confira quais são as atribuições da PM, as exigências quanto a escolaridade das funções e qual o salário da PM GO. Todas as informações abaixo foram retiradas do último edital.

 

Em ambas, a jornada de trabalho semanal é de 42 horas semanais. O salário inicial para ingresso como Soldado é R$ 1.500,00. Como Cadete, os vencimentos iniciais são de R$ 5.401,43.

 

Soldado 3ª Classe:  Educação superior – Diploma ou certificado de conclusão de curso superior em qualquer área de conhecimento, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC conforme Lei Estadual n. 15.704/06, com apresentação na data de incorporação/inclusão/matrícula.

 

Cadete: Bacharel em Direito, conforme Lei Estadual n. 14.851, de 22/07/04, com diploma ou certificado de conclusão, expedido por Instituição de Ensino Superior reconhecido pelo MEC, nos termos da Lei Federal n. 9.394, de 20/12/96, com apresentação na data de incorporação/inclusão/matrícula.

 

De acordo com o último edital “”Às Polícias Militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública” (art.144, § 5º, da Constituição Federal/88). Consistindo no exercício de atividades inerentes e compreende todos os encargos previstos na legislação específica e relacionados com a manutenção da ordem pública do Estado”.

Prova concurso PM GO

Com a proximidade da abertura do novo edital muitos candidatos já estão se preparando para as provas teóricas. A preparação com antecedência, aliada a um material de estudos de qualidade pode aproximar os candidatos da almejada aprovação.

 

Como o novo edital ainda não foi divulgado, os futuros candidatos podem se basear nos conteúdos que foram cobrados na última seleção. Como a aplicação dos últimos exames é relativamente recente, é possível  ter uma noção mais clara do poderá ser cobrado.

 

Vale lembrar que a banca do concurso da PM GO 2018 será diferente do certame de 2016. O anterior foi realizado pela Funrio, enquanto o próximo será executado pela AOCP. Apesar disso, os conteúdos elementares, como os de conhecimentos jurídicos devem ser mantidos.

 

Uma vez que tanto a seleção para Soldado quanto para Cadete são de nível superior, o conteúdo programático é mais amplo e cobra mais conhecimentos específicos da área de Direito, mesmo que candidatos a função de Soldado possam ter formação em qualquer área.

 

Confira o conteúdo programático para Soldado, baseado no edital de 2016 (N. 005 PM/GO – 2016):

  • Língua Portuguesa
  • Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Estado de Goiás
  • Noções de Direito Penal
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Processual Penal
  • Noções de Direito Administrativo
  • Noções de Direito Penal Militar
  • Legislação Extravagante

 

Para Cadetes, a prova objetiva conteve questões dos seguintes temas:

  • Língua Portuguesa
  • Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Estado de Goiás
  • Direito Penal
  • Direito Constitucional
  • Direito Processual Penal
  • Direito Administrativo
  • Direito Penal Militar
  • Direito Processual Penal Militar
  • Legislação Extravagante

Redação último concurso PM GO

Na prova que selecionou para as vagas de Soldado, a partir de um fragmento textual os candidatos elaboraram um texto dissertativo entre 20 e 30 linhas sobre a importância da Lei Maria da Penha (Lei Nº 13.140/2006) para a prevenção e
repressão à violência doméstica contra a mulher.

 

Foi preciso ressaltar os alcances e as limitações da lei e analisar a importância da atuação policial para a proteção da mulher vítima de violência doméstica.

 

Já na seleção para Cadete, as instruções do caderno de provas foram as seguintes “Diante do atual e relevante debate sobre a ineficácia do combate às drogas pelas instituições brasileiras, elabore um texto dissertativo de 20 a 30 linhas sobre o melhor caminho a ser tomado quanto à prevenção e repressão do uso e tráfico de drogas no Brasil.

TAF concurso PM GO

Além da preparação para os provas de conhecimento, é indispensável também se preparar para o Teste de Aptidão física (TAF). A prova é composta por diferentes modalidades. No último concurso, por exemplo, os candidatos realizaram os seguintes exercícios no teste:

  • Teste tração na barra física (candidatos do sexo masculino)
  • Teste tração da barra de isometria (candidatas do sexo masculino)
  • Flexão de braço sobre o solo em quatro apoios (candidatos do sexo masculino)
  • Flexão de braço sobre o solo em seis apoios (candidatas do sexo masculino)
  • Abdominal Curl-up
  • Corrida de 12 minutos
  • Natação 25 metros

 

Por envolver diversas atividades, como corrida e natação, os candidatos precisam de um condicionamento físico de alto rendimento. Normalmente o quesitos de avaliação dos candidatos envolvem contagem de repetições e aferição de tempo.

 

Outra dica importante, é manter em dias o estado geral de saúde. Além da realização de exames médicos de caráter eliminatório, os concorrentes precisam apresentar atestado médico para realizar o Teste de Aptidão Física.

Fonte: Edital Concursos Brasil

Compartilhe este artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe o que deseja encontrar

Pesquisar
Se preferir, fale com nossa equipe de especialistas:

Siga-nos nas Redes Sociais

Seja bem-vindo, ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade, por isso convidamos você a conhecê-la: Política de Privacidade

Atenção ao funcionamento do nosso Escritório!

Em decorrência da declaração de Pandemia pela OMS por causa do Coronavírus (Covid-19) informamos que nossos serviços estarão funcionando da seguinte forma por tempo INDETERMINADO:

Nossos serviços estarão funcionando normalmente através do trabalho a distância (Home Office), e nossa equipe esta preparada e organizada para melhor atendê-lo.

Não estaremos realizando atendimentos presenciais e nosso contato de telefone fixo não estará disponível.

Nossos atendimento serão apenas por meios online como WhatsApp, Skype, Vídeo chamadas e ligações somente para número de celular.

LIGAÇÕES por telefone somente para este número: (62) 99193-0358 das 10:00 as 18:00.
WHATSAPP somente através deste número: (62) 9 9338-0824. (Obs.: este último número funcionará apenas através do WhatsApp, sem ligações).
E-MAIL somente através do contato@agnaldobastos.adv.br

O escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada em concursos públicos e servidores públicos estamos nos adaptando a essas novas formas de contato visando a segurança e saúde de todos os seus amigos, parceiros e clientes.

Pesquisar no Site

Digite no campo abaixo o assunto que deseja buscar no site.

Olá!

Você deseja entrar em contato agora com nosso escritório e ser atendido?

ou continue sua visita no site.