Filmagem do TAF: você tem direito ao acesso?

Os concursos públicos intensificam as discussões sobre direitos e deveres. Afinal, ninguém quer perder a oportunidade por bobeiras. Portanto, hoje venho falar sobre a possibilidade de acesso à filmagem do TAF.

O TAF é a sigla referente ao teste de aptidão física. Logo, uma fase fundamental de alguns concursos públicos. Geralmente, uma fase com caráter eliminatório e exigente.

O teste de aptidão física visa avaliar sua capacidade e desempenho físico. Tal qual, é aplicado através de exercícios específicos, nos quais você precisa atingir índices definidos.

Dessa forma, o TAF exige tanta preparação e dedicação quanto às provas. Afinal, a execução incorreta ou insatisfatória pode implicar na sua eliminação do concurso público.

Contudo, a fase do TAF só poderá ser exigida se estiver prevista legalmente no edital. Além disso, não pode ser cobrada para cargos burocráticos. Por exemplo, em concursos direcionados a técnicos administrativos.

Então, as exigências do TAF também devem estar previstas no edital. Portanto, esteja atento a todas as informações disponíveis para garantir a regularidade do processo. Logo, garantindo seus direitos.

Teste de Aptidão Física

O TAF possui objetivo classificatório e eliminatório. É a fase de avaliação da sua capacidade física. Através de exercícios determinados e realizados dentro dos parâmetros da banca examinadora.

Os testes físicos são comuns em concursos para Polícia Militar, Polícia Civil e Rodoviária Federal, Bombeiro, agente de trânsito, guarda municipal e demais áreas que não são classificadas como burocráticas.

Enfim, essa fase é prevista aos cargos que exigem aptidão do candidato no exercício das  funções almejadas. Portanto, geralmente ela é aguardada e preparada com rigor.

Sempre devem estar previstos no edital. Assim como, todas as exigências e condições do teste. Dessa forma, evitando exigências desproporcionais, infundadas e inesperadas, garantindo transparência ao processo.

Afinal, qualquer omissão ou desproporcionalidade deve ser corrigida por aplicação de recurso administrativo. Assim como por medidas judiciais, se necessário.

De modo geral, durante os testes físicos são exigidos natação, barra fixa, abdominal, flexão, corridas e exercícios habituais cronometrados. Portanto, é fundamental ter conhecimento sobre o TAF da sua área para se preparar de forma antecipada.

Contudo, na maioria das vezes, as condições biológicas são consideradas. Ou seja, há distinção dos exercícios cobrados aos homens, comparado aos exercícios cobrados das mulheres.

Frequentemente, o TAF é mais brando para as mulheres. Porém, não é uma regra. No entanto, a prova física sempre deve ser aplicada em circunstâncias igualitárias e justas.

Porém, como disse, a avaliação é feita por uma banca examinadora. Logo, é passível de erros, como também ocorre em provas objetivas e discursivas do concurso público.

Portanto, para evitar possíveis injustiças, saiba que você tem direito de ter o seu teste de aptidão física filmado. Posteriormente, também direito ao acesso à filmagem do TAF.

Acesso à filmagem do TAF

A fase do teste físico é indispensável para muitos cargos. Então, exige muita dedicação do candidato. Por consequência, gera muita apreensão pelo resultado.

Porém, é habitual erros provenientes da banca examinadora. Há muitos casos de candidatos que precisam recorrer de forma administrativa ou na justiça para validar seus direitos.

Nesse sentido, é importante reforçar que é direito seu ter a prova de aptidão física filmada. Logo, é direito seu ter acesso à filmagem da TAF e, até mesmo, uma cópia do registro.

Definitivamente, é uma maneira de identificar se o teste foi aplicado e avaliado de acordo com as regras do edital. Como mencionei, há casos de eliminação indevida, que podem ser analisados e aprovados pelas filmagens.

Assim, fazendo jus ao princípio condicional da ampla defesa e do contraditório. Dessa forma, esse material pode e deve ser usado para exercer seu direito de defesa, se for necessário.

Por outro lado, há eliminações em concurso público que o motivo da reprovação não fica claro. No entanto, é obrigação da banca apresentar e detalhar os motivos, para você verificar a regularidade da avaliação.

Afinal, são recorrentes os casos em que a eliminação ocorre por fração de segundos ou por erros. Logo, diante das filmagens você pode se amparar pelo princípio da razoabilidade e proporcionalidade para recorrer.

Desse modo, o direito de acesso à filmagem da TAF é relevante. Lembrando que a banca examinadora também pode errar e não examinar de forma regular seu teste.

Contudo, nem sempre as filmagens e as motivações da eliminação são disponibilizadas de forma voluntária. Nesses casos, é necessário recorrer de forma administrativa ou acionar a justiça, pois é um direito seu.

Eliminação no TAF

Sem dúvidas, ser aprovado no concurso público é o seu foco. Portanto, diminuir as possibilidades de reprovação é fundamental. Assim, ter conhecimento sobre os seus direitos é um dos caminhos.

Como mencionei acima, o teste de aptidão física é uma fase decisiva. Então, os concurseiros se empenham e se preparam muito. No entanto, a banca examinadora também influencia muito no resultado.

Relembrando que há eliminações no TAF fundamentadas em irregularidades no ponto de vista da banca. Por exemplo, possíveis erros no acionamento ou encerramento do cronômetro.

Assim como, contagens distorcidas de flexões e abdominais. Enfim, por mais preparada que a banca examinadora seja, ninguém está livre de cometer erros. E no TAF cada segundo a menos ou a mais vale ouro.

Desse modo, o direito de acesso à filmagem do TAF é importante. Afinal, há casos comprovados em que a revisão das filmagens mudou o resultado irregular do teste. Logo, aprovando os candidatos.

No entanto, para exercer seu direito de contestar, através de recurso administrativo, você precisa ter acesso aos motivos pelos quais você foi eliminado.

Portanto, se a banca for subjetiva na eliminação, estará ferindo o princípio da ampla defesa e contraditório. Assim, esteja sempre de olho no edital para saber como agir se precisar recorrer.

Afinal, todas as fases do concurso público precisam ser transparentes. Assim, evitando qualquer prejuízo indevido na sua aprovação. Portanto, saber sobre o seu legítimo acesso à filmagem do TAF é crucial.

Dessa forma, você se dedica sabendo que não arcará com resultados injustos, pois há meios de contestar. Contudo, se de fato você não atender aos padrões mínimos necessários para o cargo, continuará considerado INAPTO, mesmo recorrendo.

Compartilhe este artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe o que deseja encontrar

Se preferir, fale com nossa equipe de especialistas:

Siga-nos nas Redes Sociais

Seja bem-vindo, ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade, por isso convidamos você a conhecê-la: Política de Privacidade

Atenção ao funcionamento do nosso Escritório!

Em decorrência da declaração de Pandemia pela OMS por causa do Coronavírus (Covid-19) informamos que nossos serviços estarão funcionando da seguinte forma por tempo INDETERMINADO:

Nossos serviços estarão funcionando normalmente através do trabalho a distância (Home Office), e nossa equipe esta preparada e organizada para melhor atendê-lo.

Não estaremos realizando atendimentos presenciais e nosso contato de telefone fixo não estará disponível.

Nossos atendimento serão apenas por meios online como WhatsApp, Skype, Vídeo chamadas e ligações somente para número de celular.

LIGAÇÕES por telefone somente para este número: (62) 99193-0358 das 10:00 as 18:00.
WHATSAPP somente através deste número: (62) 9 9338-0824. (Obs.: este último número funcionará apenas através do WhatsApp, sem ligações).
E-MAIL somente através do contato@agnaldobastos.adv.br

O escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada em concursos públicos e servidores públicos estamos nos adaptando a essas novas formas de contato visando a segurança e saúde de todos os seus amigos, parceiros e clientes.

Pesquisar no Site

Digite no campo abaixo o assunto que deseja buscar no site.

Olá!

Você deseja entrar em contato agora com nosso escritório e já ser atendido?

ou continue sua visita no site.