Logo horizontal site versão final.001

Possíveis irregularidades no TAF e natação da Polícia Federal?

TAF-policia-federal-

Os concursos públicos exigem preparo intelectual e físico dos candidatos. Porém, além do preparo físico, entenda as regras e irregularidades que cercam o TAF da Polícia Federal.

Os Testes de Aptidão Física (TAF) são comuns nos concursos da área da segurança pública, inclusive nos certames para Polícia Federal.

Diversos exercícios físicos são cobrados no TAF para avaliar a condição física do candidato, conforme o cargo pretendido e previstos no edital do concurso.

Como, por exemplo: flexão em barra fixa, flexão abdominal, flexão de braço no solo, impulsão horizontal, corrida de resistência e natação. Veja a seguir as regras.

Regras do TAF da Polícia Federal

As especificações do TAF variam conforme o cargo e estão descritos no edital de cada concurso. Então, vou mencionar neste artigo as diretrizes gerais sobre o TAF.

O teste de aptidão física da Polícia Federal exige uma série de exercícios físicos, que são regulamentados. Cada exercício possui regras específicas.

Dentre as regras de cada teste que será aplicado, há especificação sobre a estrutura necessária do local para aplicação de cada prova física.

  • Pista de corrida: a pista deve ser demarcada, plana e adequada para realização de corrida de 12 minutos.
  • Teste de natação: a piscina deve atender aos requisitos de segurança para realização do exercício, e possuir o tamanho adequado e previsto.
  • Teste de flexão: as barras de apoio devem ser seguras e firmes para suportar com segurança o peso do candidato.
  • Tempo máximo de prova: deve estar indicado no edital do concurso. De modo geral, cada candidato possui direito a duas tentativas em cada modalidade, com exceção da corrida.
  • Atuação dos avaliadores: os avaliadores devem fornecer as orientações iniciais aos candidatos, explicando as regras, os exercícios, os pontos e os critérios avaliativos.

Durante o teste, os avaliadores acompanham a execução de cada exercício, avaliando o cumprimento das regras e o desempenho do candidato, registrando sua pontuação.

Os avaliadores devem ser consistentes e imparciais desde o momento inicial do teste, durante as explicações das regras, pois é fundamental a garantia da imparcialidade e transparência.

Para saber mais sobre as regras e critérios específicos de cada exercício, leia o artigo abaixo que preparamos para você:

Possíveis irregularidades no TAF da Polícia Federal

A aplicação do TAF da Polícia Federal deve respeitar as regras gerais e regras especificadas no próprio edital do concurso.

Assim como, a execução dos exercícios físicos por parte do candidato também deve obedecer às regras estabelecidas. 

Veja a seguir sobre as possíveis irregularidades que podem ser observadas.

Falta de condições adequadas para a realização dos testes

Como você viu, o TAF deve ocorrer em locais com estrutura adequada para aplicação de cada teste. Então, a falta de condições adequadas para a realização de cada exercício se torna uma irregularidade.

O local para realização dos testes deve garantir a segurança dos candidatos, além de ser bem estruturado para a prática das atividades físicas propostas.

Por exemplo, no teste de natação a água da piscina não pode estar gelada, o piso do local das provas deve ser regular, bem sinalizado e com espaço suficiente.

Ausência de equipamentos necessários para a realização dos testes

Alguns exercícios, como a flexão de braços no solo e barra fixa precisam de barras de apoio para sua execução.

A ausência de equipamentos necessários para a realização dos testes resulta em irregularidade, pois pode afetar negativamente o desempenho dos candidatos.

Desse modo, a validade do teste fica comprometida e a avaliação do TAF se torna inconsistente pela falta de suporte

Falta de profissionais capacitados para a avaliação dos candidatos

Os avaliadores precisam estar treinados e capacitados para avaliar corretamente os candidatos durante a execução dos exercícios.

Portanto, além da imparcialidade e transparência, os avaliadores precisam ser profissionais capacitados, treinados e experientes para detectar a aptidão física dos candidatos.

A falta de profissional capacitado durante a avaliação do TAF é uma irregularidade que pode comprometer a validade dos resultados do teste.

Falta de clareza nas regras e critérios de avaliação dos testes

Outra irregularidade possível no TAF da Polícia Federal é a falta de clareza nas regras e critérios de avaliação dos testes aplicados.

Por exemplo, o número mínimo de repetições de cada exercício e o tempo máximo estabelecido para realização de um exercício devem estar descritos claramente no edital do concurso.

Além disso, os avaliadores devem orientar com clareza os candidatos sobre as regras e critérios de aprovação ou reprovação de cada teste durante o TAF.

Exigência de padrões físicos inadequados ou excessivos para o cargo pretendido

As exigências de padrões físicos e o nível dos exercícios aplicados devem ser diretamente compatíveis com o cargo pretendido. O teste não pode incluir exercícios com exigências inadequadas e extremas.

Por exemplo, um cargo administrativo na Polícia Federal exige um condicionamento físico menos rigoroso, compatível com as atribuições do cargo.

Desse modo, exigências excessivas e inadequadas podem ser consideradas irregularidades por impor uma barreira injusta relacionada aos critérios relevantes ao cargo.

Descumprimento de prazos e cronogramas previstos no edital

Outra situação vista como irregularidade no TAF da Polícia Federal é o descumprimento de prazos e cronogramas que estão previstos no edital do concurso, sem aviso-prévio.

A alteração de data ou local do TAF originalmente definidos no edital, por exemplo, só pode ocorrer mediante prévia e objetiva comunicação dos candidatos.

O desencontro de informações pode prejudicar os candidatos, e caracterizar irregularidade por descumprimento de prazos e cronogramas.

O que fazer em casos de irregularidades no TAF da Polícia Federal?

Todas as situações de irregularidades mencionadas podem gerar confusão, insatisfação e mau desempenho entre os candidatos. Portanto, pode resultar em contestação ou aplicação de recurso.

O resultado do TAF ou as irregularidades observadas podem ser contestadas através de recurso administrativo. O procedimento necessário para entrar com recurso consta no próprio edital do concurso.

Ao contestar uma irregularidade, você pode solicitar nova análise do vídeo do seu TAF ou apresentar administrativamente os documentos que comprovem uma irregularidade.

É fundamental reunir provas que demonstrem as irregularidades observadas no teste de aptidão física para contestar

Por outro lado, se a banca não detectar as ilegalidades através do recurso administrativo, você pode buscar auxílio de um advogado especialista para entrar com uma ação judicial.

Assim, o Judiciário analisará os princípios da isonomia, igualdade, razoabilidade e proporcionalidade aplicados no TAF. Se necessário, concedendo seu direito de refazê-lo em condições adequadas, igualitárias e legais.

Conclusão

O concurso da Polícia Federal possui importância significativa dentre os concursos da área de segurança pública, e o TAF é uma fase eliminatória.

É fundamental observar a aplicação das regras, condições para execução e critérios de avaliação para garantir um resultado justo. A transparência e imparcialidade são essenciais no certame.

Em caso de irregularidades no TAF da polícia federal fale com um advogado especialista em concursos para te auxiliar na contestação.

Compartilhe este artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe o que deseja encontrar

Pesquisar
Se preferir, fale com nossa equipe de especialistas:

Siga-nos nas Redes Sociais

Seja bem-vindo, ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade, por isso convidamos você a conhecê-la: Política de Privacidade

Atenção ao funcionamento do nosso Escritório!

Em decorrência da declaração de Pandemia pela OMS por causa do Coronavírus (Covid-19) informamos que nossos serviços estarão funcionando da seguinte forma por tempo INDETERMINADO:

Nossos serviços estarão funcionando normalmente através do trabalho a distância (Home Office), e nossa equipe esta preparada e organizada para melhor atendê-lo.

Não estaremos realizando atendimentos presenciais e nosso contato de telefone fixo não estará disponível.

Nossos atendimento serão apenas por meios online como WhatsApp, Skype, Vídeo chamadas e ligações somente para número de celular.

LIGAÇÕES por telefone somente para este número: (62) 99193-0358 das 10:00 as 18:00.
WHATSAPP somente através deste número: (62) 9 9338-0824. (Obs.: este último número funcionará apenas através do WhatsApp, sem ligações).
E-MAIL somente através do contato@agnaldobastos.adv.br

O escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada em concursos públicos e servidores públicos estamos nos adaptando a essas novas formas de contato visando a segurança e saúde de todos os seus amigos, parceiros e clientes.

Pesquisar no Site

Digite no campo abaixo o assunto que deseja buscar no site.

Olá!

Você deseja entrar em contato agora com nosso escritório e ser atendido?

ou continue sua visita no site.