Logo horizontal site versão final.001

Veja 6 dicas essenciais para se preparar para o Teste de Aptidão Física – TAF

Muitos concursos, em especial aqueles de carreiras policiais, após a prova teórica é exigido o Teste de Aptidão Física – TAF para a aprovação final do candidato.

Porém, os concurseiros têm grande dificuldade nessa parte da avaliação, pois priorizam tanto o aprendizado teórico e deixam de lado esse preparo que também é muito importante.

No entanto, o período ideal para começar o treinamento físico é de 6 meses antes da avaliação, sendo o mínimo de 3 meses. Porém, tudo vai depender do candidato, sua disponibilidade e aptidão.

Tendo em vista a dificuldade em se preparar para essa modalidade de prova prática de concurso público, listei 6 dicas que podem lhe ajudar no preparo para o Teste de Aptidão Física – TAF, sem renunciar sua saúde e qualidade de vida.

Teste de Aptidão Física – TAF: dicas para aprovação

Lembre-se que é importante se preparar para o Teste de Aptidão Física – TAF ao longo de vários meses. Isso porque o condicionamento físico é algo que deve ser conquistado com treinos diários. Por isso, vai exigir tempo e esforço.

Assim, você já deve ter um certo nível de condicionamento para que, quando o dia da prova se aproximar, os treinos sejam intensificados. 

Veja agora 6 dicas essenciais para se preparar para o teste de aptidão física – TAF:

1 – Procure um médico especialista

Um dos maiores problemas das preparações para o teste de aptidão física é a falta de auxílio médico especializado nesse processo. 

Por mais que você esteja preparado em relação à saúde para o teste, é preciso consultar um médico que aplique técnicas para os seus treinamentos.

Assim, ele deve recomendar uma dieta e baterias de exercícios com intervalos de tempo que se adequam às suas necessidades específicas. 

Portanto, a consulta regular a um médico é crucial para conciliar a qualidade da sua saúde com a quantidade de exercícios.  

2 – Procure um profissional de educação física

Busque um profissional com experiência em treinamento esportivo de alto rendimento. De todas as dicas, essa deve ser uma das principais.

Isso porque o profissional da área é de extrema importância para avaliar os treinos, ajustar posições e cargas, trocar os exercícios conforme qual for de maior relevância, além de avaliar o desempenho, dentre outros.

3 – Alongamento e aquecimento

Antes de começar os treinos para o teste de aptidão física, é muito importante se aquecer. 

Esses aquecimentos serão responsáveis por estirar  os músculos que possam estar atrofiados. Além disso, ajudarão a não ficar com nenhuma categoria de dor muscular depois do término do treino. 

Da mesma forma, você deve fazer os alongamentos antes e depois dos treinos. 

O tempo de alongamento deve variar de 20 a 30 minutos, e deve ser feito conforme o grau de adaptação da própria pessoa.                                                                                                                                                                                                           

4 – Treine flexões na barra fixa

Uma das partes mais difíceis do teste de aptidão física – TAF é a parte das flexões na barra fixa. O mais importante é treinar diariamente. 

Você pode fazer essas flexões em lugares como praças, parques, praias e academias. 

Em alguns concursos, esse exercício é cobrado apenas ao sexo masculino, enquanto em outros é cobrado a ambos os sexos. 

Por isso, é imprescindível conferir essa informação no edital antes de começar a se preparar para o TAF.

5 – Realize simulações completas

Ao longo de vários meses, após praticar todos os exercícios que serão cobrados pelo TAF, é ideal realizar simulações completas do teste. 

As simulações auxiliam tanto na preparação física quanto mental, e ajudam a cronometrar o tempo preciso de toda a prova.                                                                                                                                                                                                              

6 – Foque na semana do TAF

Apesar da preparação para o teste de aptidão física levar vários meses, a semana do teste é a mais crucial de todas.

Nessa última semana, é importante ter mais atenção quanto à sua alimentação, qualidade de sono e até mesmo quantidade de exercícios físicos.

Diminua o ritmo nos últimos dias e evite qualquer atividade excessiva. Além disso, cuide do seu psicológico, fique calmo e concentrado.

Estude tanto para a prova teórica quanto física do concurso público. A determinação é o maior segredo para ser aprovado no TAF.

Regras do TAF devem estar previstas no edital do concurso

Em geral, as carreiras policiais (Federal, Rodoviária Federal, Legislativa, Civil, Militar e Judiciária), do Corpo de Bombeiro Militar, Forças Armadas, e até para alguns cargos da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência), costumam exigir o teste de aptidão Física – TAF.

Assim, após a aprovação na fase teórica, os classificados para o TAF devem comparecer em data, horário e local determinados para realização dos exercícios indicados.

Os exercícios, bem como o padrão mínimo de aprovação, devem estar previstos em edital, até para facilitar o treinamento de quem irá participar.

Os principais exercícios previstos nos editais são testes de barra, flexões e semi flexões, natação, corrida, abdominal, dentre outros. Vale lembrar que tais atividades dependem dos requisitos do concurso e do cargo.

Também é possível verificar as características do organismo da pessoa (isso deve constar em edital), como idade, peso, altura e percentual de gordura.

Com isso, o candidato que não esteja condizente com os padrões mínimos exigidos para o cargo em relação ao teste físico, será considerado “APTO” ou “INAPTO”.

Lembrando que as exigências do TAF devem sempre constar no edital. Caso haja alguma omissão na avaliação, deve haver a correção pelo devido recurso. Se necessário, também devem ser tomadas as medidas judiciais cabíveis.

Além da previsão no edital, as condições do TAF também devem ter previsão legal, até para evitar exigências que sejam desproporcionais ou fora da realidade do cargo.

É possível efetuar a remarcação do teste de aptidão física em concursos?

Para evitar situações de benefícios pessoais, o exame TAF não poderia ser remarcado por nenhuma circunstância adversa. Inclusive esse já foi um assunto do STF em tema de repercussão geral (que se aplica a todos os concurseiros).

Porém, a Justiça já se posicionou a favor da remarcação do exame para uma candidata gestante.

Assim, abriu margem para se discutir o assunto da realização do TAF em data diferente da prevista no edital. Isso demonstra uma flexibilização da decisão anterior em razão da proteção de valores constitucionais.

Possibilidades da Liminar na Ação Judicial

Após a reprovação no teste de aptidão física – TAF, a primeira opção é uma liminar para você refazer o teste, caso o juiz entenda que feito em contexto ilegal. 

A segunda opção é que, através de uma liminar, você pode ser tido como apto no TAF. Em especial, se a contagem foi incorreta do seu exercício ou se a quantidade foi muito próxima, aplicando o princípio da razoabilidade e proporcionalidade.

Se já aconteceram as fases do concurso, isso gera perda de objeto?

Se você conseguiu uma liminar favorável, existe jurisprudência que afirma que o encerramento das fases do concurso, homologação do concurso e, até mesmo, o vencimento do prazo de validade não gera perda do objeto da ação. 

Por isso, você pode entrar com a ação judicial, ainda que seja depois que ocorrer essas fases.

Isso é importante porque se você entrou com o pedido de liminar, foi para voltar mais rápido para o concurso e para as demais etapas.

Se a liminar for negada, o que acontece?

Se houve a negativa do pedido liminar, você pode entrar com agravo de instrumento. Ele nada mais é do que um recurso para atacar essa liminar. 

Além disso, mesmo que você continue com o processo, é possível na sentença ou na acordão ter uma decisão favorável, ainda que o concurso público (ou curso de formação) já tenha encerrado.

Sendo assim, é importante você entender que a liminar é uma decisão temporária, tanto favorável quanto desfavorável. Ou seja, mesmo sendo desfavorável, isso não faz com que todas as suas chances se percam.

Além disso, mesmo após encerrar o concurso, a pessoa pode ter a convocação para fazer o TAF sozinho. 

Muitas vezes, a banca também pode organizar vários candidatos sub judice. Ou seja, quando a pessoa volta para o concurso sob ordem judicial.

Teste de aptidão física: direitos dos candidatos

Todo candidato deve estar atento aos seus direitos quando for realizar a fase de aptidão física. Dentre eles, a pessoa deve ter a prova filmada e o acesso à filmagem, em especial nos casos de eliminação.

Além disso, o TAF deve ser feito nas mesmas condições para todos os candidatos. Assim, a avaliação deve ser razoável e proporcional, de acordo com a situação de cada pessoa. 

Inclusive, conforme matéria publicada aqui no Blog Agnaldo Bastos em 23 de setembro de 2022, as grávidas podem realizar o TAF de 30 a 90 dias após a data do teste. O pedido deve ser feito à banca, com a apresentação dos documentos que comprovem a gravides. 

Fique atenta, pois essa é uma norma prevista na Lei nº 2.429/19. Por isso, não pode haver a negativa desse pedido. Contudo, caso haja, é possível entrar com Mandado de Segurança através de ação judicial.   

Veja as ilegalidades mais comuns no teste de aptidão física

Duas ilegalidades mais comuns acontecem durante essa prova prática. Elas podem causar a anulação dessa fase. Por isso, fique atento, pois, caso ocorra, você pode reaver o seu direito à vaga por vias judiciais.

1. Eliminação do candidato sem motivos ou justificativa específica

Toda eliminação deve contar o motivo pelo qual o candidato não foi aprovado no TAF. 

Aliás, o motivo é um meio de viabilizar a ampla defesa e o contraditório. Desse modo, a pessoa pode contestar a decisão de forma concreta e eficaz. 

2. Exigência do Teste de aptidão física em concursos genéricos

O TAF só pode ser fase de um concurso se houver previsão legal. Por isso, ele é fase das carreiras que exigem a aptidão física para exercer o cargo. 

Dessa forma, provas para cargos como juízes, técnicos administrativos, médicos, analistas, dentre outros, não podem exigir o TAF.

Conclusão

Muitas pessoas ficam apreensivas quando se trata do teste de aptidão física. Contudo, o Teste de Aptidão Física – TAF não é uma fase impossível. Basta se preparar e prestar atenção a todas as dicas possíveis. 

Além disso, ainda que se trate de uma fase eliminatória do concurso, há várias situações que devem ser observadas pelos candidatos. 

Isso porque, caso haja a eliminação, algumas circunstâncias podem levar a aplicação de recursos ou de ação judicial, que assegurem a vaga do candidato ao tão sonhado cargo público.

Por fim, se tiver mais dúvidas ou problemas relacionados ao TAF nos concursos públicos, recomendo que fale com um advogado especialista.

Compartilhe este artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe o que deseja encontrar

Pesquisar
Se preferir, fale com nossa equipe de especialistas:

Siga-nos nas Redes Sociais

Seja bem-vindo, ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade, por isso convidamos você a conhecê-la: Política de Privacidade

Atenção ao funcionamento do nosso Escritório!

Em decorrência da declaração de Pandemia pela OMS por causa do Coronavírus (Covid-19) informamos que nossos serviços estarão funcionando da seguinte forma por tempo INDETERMINADO:

Nossos serviços estarão funcionando normalmente através do trabalho a distância (Home Office), e nossa equipe esta preparada e organizada para melhor atendê-lo.

Não estaremos realizando atendimentos presenciais e nosso contato de telefone fixo não estará disponível.

Nossos atendimento serão apenas por meios online como WhatsApp, Skype, Vídeo chamadas e ligações somente para número de celular.

LIGAÇÕES por telefone somente para este número: (62) 99193-0358 das 10:00 as 18:00.
WHATSAPP somente através deste número: (62) 9 9338-0824. (Obs.: este último número funcionará apenas através do WhatsApp, sem ligações).
E-MAIL somente através do contato@agnaldobastos.adv.br

O escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada em concursos públicos e servidores públicos estamos nos adaptando a essas novas formas de contato visando a segurança e saúde de todos os seus amigos, parceiros e clientes.

Pesquisar no Site

Digite no campo abaixo o assunto que deseja buscar no site.

Olá!

Você deseja entrar em contato agora com nosso escritório e ser atendido?

ou continue sua visita no site.